segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Renan defende perda imediata de mandato de parlamentar condenado



By: INTERVALO DA NOTICIAS

Ao proferir a sentença de condenação dos réus do mensalão, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal decidiu pela perda automática do mandato de quatro deputados: Pedro Henry do PP de Mato Grosso, e os paulistanos José Genoíno do PT, que está licenciado, João Paulo Cunha também do PT, e Valdemar Costa Neto do PR. Os deputados, no entanto, insistem que caberá ao Plenário da Câmara decidir ou não pela cassação dos colegas condenados. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, por sua vez, defendeu aprovação imediata pela Câmara da proposta do senador Jarbas Vasconcelos do PMDB de Pernambuco que declara a perda automática de mandato de parlamentares condenados pela Justiça em última instância.
Se o parlamentar não tem mais direito político, se foi condenado, se a cassação transitou em julgado, não tem sentido repetir aqui a votação. Já há uma decisão, o direito político está cassado. A PEC, que aprovamos aqui do senador Jarbas, resolve tudo isso. Mas ela precisa ser votada pela Câmara.
Renan Calheiros pediu ainda que os deputados analisem outros projetos já aprovados pelo Senado. O primeiro prevê o voto aberto na cassação de mandato e o segundo aumenta a pena para quem cometer o crime de corrupção.
Tem que abrir fundamentalmente o voto para cassação de parlamentar que cometeu o crime de corrupção ou desvio de dinheiro público. Assim como a Câmara tem que votar até o final do ano esse projeto que torna corrupção crime hediondo. Não tem sentido. Já votamos há tanto tempo. Vamos encerrar o ano e não vamos votar na Câmara. Isso é um absurdo.
Ainda no pacote de combate à corrupção, o presidente do Senado espera que a Câmara vote neste ano a proposta que prevê demissão e não limita à aposentadoria compulsória a pena de magistrados e integrantes do Ministério Público condenados por irregularidades, como venda de sentença. 



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.