terça-feira, 5 de novembro de 2013

Rádio Najuá FM aumenta potência de sinal e traz novidades para celular



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Lucas Waricoda (Hoje Centro Sul) Imagem: Divulgação


A Rádio Najuá FM, de Irati, está com novidades para o público de Irati e região. Após dez anos de solicitação, a potência do sinal da FM irá aumentar. A partir de agora, a frequência chega a 15 mil watts, aumentando o espectro de cobertura do sinal – alcançando, com qualidade, outras cidades da região.
Processo
Há aproximadamente dez anos, o fundador das Rádios Najuá (AM e FM), Nagib Harmuch, havia pleiteado a mudança da potência para
(a classe A4 5 mil watts). Porém, a diretora da rádio, Jussara Harmuch, resolveu subir uma classe – a A3 (15 mil). Segundo ela, o processo foi mais demorado do que esperavam. Além disso, para que a frequência fosse alterada, um estudo de viabilidade necessitaria ser feito. “Ao todo, foram cerca de sete anos para conseguir ajeitar tudo”, afirma a diretora. Uma vez aprovado o estudo, um projeto técnico teve que ser produzido. “Mais três ou quatro anos até a aprovação do projeto”, diz Jussara.
Descentralização do Ministério
Simultaneamente, o Ministério das Comunicações decidiu por descentralizar algumas das operações, repassando-as para a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). O intuito era desafogar o Ministério – resultado da centralização originada no mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Uma dessas operações repassadas para os escritórios da Anatel foi, especificamente, a análise dos projetos técnicos. Tendo em vista o montante de projetos que estavam esperando análise, o ministro Paulo Bernardo assinou, em junho deste ano, uma portaria (nº 159) que autoriza o funcionamento nas novas potências em caráter provisório para emissoras que já possuem o estudo de viabilidade aprovado – mesmo que não tenham o projeto técnico analisado. Essa medida vigora até que a Anatel consiga fazer a vistoria de todos os projetos.
“Essa portaria veio para compensar um pouco os rádiodifusores pela falta de operância deles (Ministério). São muitas rádios e muitos processos para poucos funcionários e uma estrutura confusa, difícil de se entender. Esperamos que, com essa descentralização de parte dos processos, que os processos sejam acelerados”, afirma a diretora.
Política
Jussara conta que, durante esses 10 anos de espera, foi até Brasília para tentar resolver a situação. “Conversei com todos que eu pude, mas eu te digo que isso aconteceu porque tinha que acontecer. Nossa emissora não tem uma preferência ou militância política. Eu até poderia conversar com os deputados, mas isso não repercutiria no processo porque não temos essa militância”, diz. De acordo com ela, desde a fundação da Rádio Najuá, a militância do veículo de comunicação “é o povo”.
Regionalismo
Para a região Centro-Sul, Irati é um pólo, segundo a diretora. Porém, Jussara nunca deixou de pensar na região como um todo e um de seus desejos a frente da Rádio sempre foi alcançar as cidades que compõem a área. “Nós já temos pensado regionalmente na nossa programação há algum tempo. Por isso, essa medida veio em boa hora”, afirma.
O valor da regionalização da informação aparece até nos recados dentro dos estúdios. “Hoje, se você entrar nos estúdios, você vai ver que foram colocados alguns cartazes para lembrar sempre aos locutores que nós não estamos falando apenas para Irati. Quando eles falarem “bom dia”, que seja para toda a região”, aponta.
Sistema Mobile
Além do site que pode ser acessado por qualquer computador com conexão à internet, agora a Rádio Najuá também possui os mesmos serviços voltados para os celulares. A página da rádio foi reprogramada especificamente para que todas as plataformas móbile tenham um acesso rápido e prático às informações veiculadas diariamente pelo veículo. Além disso, um aplicativo será preparado para que os ouvintes consigam ouvir a programação ao vivo direto do seu celular, sem precisar acessar a página.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.