terça-feira, 5 de novembro de 2013

No Paraná, médicos vão passear e deixam pacientes sem consultas



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Cassiane Seghatti (RPC TV) Imagem: Márcio Pimentel (Jornal Oeste)


A Prefeitura Municipal de Toledo, no oeste do Paraná, vai abrir uma sindicância para investigar uma viagem feita por servidores de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Europa, realizada na sexta-feira (1º). No dia da ausência, os funcionários colocaram um cartaz informando que não haveria atendimento e orientaram os pacientes a remarcarem as consultas.
De acordo com a prefeitura, na sexta-feira, os 35 funcionários, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem viajaram para Foz do Iguaçu, também no oeste, a passeio. Eles foram com um ônibus da prefeitura e que é usado pelos idosos que participam de atividades dos centros de revitalização da terceira idade.
Na tarde desta terça-feira (5), o prefeito da cidade, Beto Lunitti (PMDB), afirmou, em entrevista à imprensa, que não sabia que a viagem estava programada para a sexta. Segundo ele, o passeio foi autorizado pela Diretora do Departamento de Atenção Básica, atendendo a pedido dos servidores. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde não foi avisada e, por isso, a viagem não poderia ser feita.. A “folga”, segundo Lunitti, foi dada aos servidores como forma confraternização.

Veja a nota da prefeitura na íntegra
A Administração vem a público se pronunciar oficialmente sobre o fato do fechamento da Unidade Básica de Saúde do Jardim Europa na última sexta-feira (01/11). As apurações preliminares apontam que houve uma falha administrativa no fechamento da UBS e também no uso de ônibus para transporte de servidores sem a comunicação prévia e acordada com a Secretaria Municipal de Saúde. A autorização para viagem, até onde foi possível apurar-se, foi concedida pela Diretora do Departamento de Atenção Básica, atendendo pedido dos servidores dirigido à Secretaria, porém não despachado por esta.
Diante disso, a administração vem a público para informar que está tomando as medidas cabíveis para apurar as devidas responsabilidades e também o ressarcimento aos cofres públicos. Para tanto, foi determinada a instauração de Sindicância que irá apurar os fatos e indicar as medidas a serem tomadas sem prejuízo do imediato desconto do dia não trabalhado.
Este fato é um ato isolado que não representa o conjunto das ações e da postura da Secretaria Municipal de Saúde, por isso a administração entende que é necessário apurar o fato com seriedade, mas com a devida cautela para evitar-se prejulgamentos, em respeito ao principio do contraditório e da ampla defesa que informam a Administração Pública em geral. O município reitera que não pactua com o ato e que as medidas necessárias serão adotadas para que fatos como estes não se repitam.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.