terça-feira, 5 de novembro de 2013

Marino Kutianski é o novo prefeito de Inácio Martins

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Hoje Centro Sul

O empresário Marino Kutianski (MK), de 42 anos, é o novo prefeito de Inácio Martins. O candidato da Coligação “Inácio Que o Povo Quer” formada pelos partidos (PSDB/PPS e PTB) terminou a eleição suplementar com 2.854 votos (44,04% dos votos válidos).
Valdir Cabral da Silva da Coligação “Inácio Para Todos” formada pelos partidos (PDT/PMDB/PSC/PSB/PSD/PR e PTN) somou 2.023 votos (31,21% dos votos válidos). Já o candidato do Partido Democratas (DEM), Álvaro Silvino Pasqualin, foi o terceiro colocado com 1.604 votos (24,75% dos votos válidos).
Dos 8.041 eleitores aptos a votar, 6.817 (84,78%) compareceram às urnas, dispostas em 37 seções eleitorais. Outros 1.224 eleitores não votaram, somando 15,22% de abstenções. Foram registrados 130 votos em branco e 206 votos nulos.
Trajetória política
Em 2008, Marino foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Lauri Setrinski, que foi derrotado por Edemetrio Benato Junior, com uma diferença de apenas 302 votos. Marino foi o vereador mais votado nas eleições 2012 com 541 votos (7,62% dos votos válidos).
Marino terá como vice, Nelson Andrade Junior (PPS), que também é vereador e cumpre sua terceira legislatura na Câmara de Inácio Martins.
O novo prefeito de Inácio Martins teve como principal apoiador, Lauri Setrinski, que permaneceu apenas 30 dias no comando do executivo martinense. Setrinski e o vice Douglas Pasqualin, eleitos em 2012, tiveram os mandatos cassados por abuso do poder econômico, caracterizado pelo fato de ambos não terem prestado contas dos gastos de campanha. “O Setrinski sempre declarou apoio. Ele é a pessoa mais humana que conheci em 30 anos na política. Sempre fazendo o bem pela população. Sou uma pessoa privilegiada de ter o apoio do Setrinski. A união faz a força. Ele [Setrinski] é nosso líder e meu eterno prefeito”, afirmou Marino, quando concedeu entrevista à equipe da Najuá, durante o período eleitoral.
Marino Kutianski é casado, natural de Pato Branco e possui ensino médio completo.
Atualmente, quem administra a cidade de forma provisória é o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Cabral (PDT). A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 11 de dezembro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
Plano de governo
Em seu plano de governo, Marino apresenta como principais propostas à criação da ouvidora geral do município, construção de casas populares, implantação de uma usina de reciclagem, contratação de um número maior de profissionais de saúde para atender a demanda de urgência e emergência. Outra meta do novo prefeito de Inácio Martins é incentivar a diversificação das culturas por meio da produção de erva-mate, agroecologia e bacia leiteira. Para gerar empregos e renda e evitar que os jovens deixem o município, Marino pretende implantar um parque industrial. Ele ainda pretende repassar em comodato o maquinário agrícola para ampliar o atendimento aos produtores rurais.  “Pretendo trabalhar com vontade e sei das dificuldades, mas vou lutar incansavelmente para conseguir apoio dos deputados, governo federal e estadual, para trazer mais investimentos e alcançar os objetivos”, relatou Marino.
Outro desafio para o novo prefeito de Inácio Martins será melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerado um dos piores do Paraná, conforme levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.