sábado, 2 de novembro de 2013

Inácio Martins vai as urnas neste domingo



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Rádio Najuá


Os moradores de Inácio Martins que passaram quase um ano com um prefeito provisório voltam às urnas neste domingo, 3, para eleger o novo chefe do executivo. Pouco mais de oito mil eleitores poderão escolher entre os candidatos: Valdir Cabral da Silva da coligação “Inácio para todos” formada pelos partidos PDT, PMDB, PSC, PSB, PSD, PR e PTN, Marino Kutianski da coligação “Inácio Que o Povo Quer”, e Álvaro Silvino Pasqualin do Partido Democratas (DEM).
A eleição fora de época irá acontecer porque o prefeito Lauri Setrinski e o vice Douglas Pasqualin, eleitos em 2012, tiveram os mandatos cassados por abuso do poder econômico, caracterizado pelo fato de ambos não terem prestado contas dos gastos de campanha.
Atualmente, quem administra a cidade de forma provisória é o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Cabral (PDT). A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 11 de dezembro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
A partir de hoje, 2, estão proibidos comícios, debates e propagandas eleitorais em meios de comunicação. Já passeatas, aglomerações e campanhas são permitidas. De acordo com a lei, durante o domingo, os eleitores e candidatos só podem se manifestar de forma silenciosa, com bandeiras e adesivos, por exemplo.
População indecisa
Nas ruas, o clima entre os martinenses está ameno e nem parece período pré-eleitoral.  Na sexta-feira, 25, a reportagem da Najuá conversou com vários eleitores que mostraram dúvida sobre a intenção de voto. Alguns moradores cogitam até anular o voto como forma de protesto em função do momento político do município, que vai encerrar o ano de 2013 com três prefeitos.
Viviane Santos, proprietária de uma loja de roupas, diz que já definiu seu voto e não pretende voltar atrás em sua decisão. “Já escolhi definitivo em quem votar, mas muita gente comenta que está em dúvida”, reitera.
Viviane comenta que o clima entre a população martinense está tranquilo e bem diferente das campanhas eleitorais, quando os ânimos ficavam acirrados. “A população está mais tranquila que na eleição passada. Ano passado as pessoas já sabiam em quem votar bem antes da eleição”, confirma a comerciante, ressaltando que os eleitores continuam indecisos.
Diomédes, locutor e professor da Rede Municipal de Inácio Martins, também destaca que a cidade vive dias calmos e tranquilos às vésperas da eleição suplementar. “O clima está ameno. Inácio Martins tem fama de brigas por causa da política. Agora os candidatos estão se comportando adequadamente”. O professor ainda diz que torce para que o eleito traga benefícios para a cidade independente da sigla partidária.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.