terça-feira, 3 de setembro de 2013

Torcidas organizadas podem ser punidas por agressões dentro e fora dos estádios



By: INTERVALO DA NOTICIAS


Projeto de lei pune membros de torcidas organizadas mesmo quando estiverem fora do estádio e fora do horário de eventos esportivos. A proposta (PL 2.210/11) do deputado Andre Moura, do PSC de Sergipe, aprimora a punição prevista no Estatuto de Defesa do Torcedor.
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou relatório do deputado Onofre Santo Agostini, do PSD catarinense, que incorporou parte do projeto de lei (PL 3784/2012), do deputado Jorginho Mello, do PSDB de Santa Catarina. Onofre criticou a reincidência de agressores, que não foram punidos exemplarmente.
"É um absurdo o que vem acontecendo, senão vejamos esse último episódio no estádio Mané Guarrincha. Que aquela torcida do Corinthians, exatamente aqueles torcedores que lá participaram na Bolívia, estão de volta. Eu fiz o relatório, apresentei o substitutivo global, tornando mais rigorosa a pena. Ao invés do que previa o projeto, dois anos de suspensão à torcida organizada que faz essas agressões, aumentamos para 5 anos além disso as penalidades penais."
Em seu substitutivo, Onofre também responsabiliza as torcidas por atos ocorridos fora dos estádios. Outra preocupação do relator foi prever a punição ao torcedor uniformizado que invada local restrito de competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas. Onofre lembrou que tem sido comum atletas sofrerem ameaças em momentos privados.
Jorge Improissi, presidente de uma das torcidas organizadas do Flamengo carioca, afirma que na Urubuzada só entra quem apresenta bons antecedentes criminais.
"A gente tem um cadastro da torcida. A gente tem um controle dos membros. Quem não se encaixa nisso, a gente também meio que vê o perfil e a gente meio que faz uma vigilância em relação ao comportamento passado dessas pessoas."
Se a proposta virar lei, as torcidas organizadas serão punidas e responderão pelos filiados, que participarem de atos de violência ou vandalismo, mesmo ocorridos fora dos estádios e ginásios esportivos.
A proposta ainda passará pelas Comissões de Segurança Pública e de Constituição e Justiça.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.