quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sessão da Câmara foi agitada como pronunciamentos quentes



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)


Nesta segunda (16), aconteceu a 27ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores, e também a mais polêmica até agora, onde trocaram farpas os vereadores Luciano Antonio/PMDB e Julio Makuch/PSD. (Confira abaixo).
A pauta de votação do dia que foi aprovada foi esta:
. INDICAÇÃO No. 147/2013, autoria: Ver. João Michalichen Neto,  Indica à municipalidade, para que seja feito o serviço de recuperação de trechos localizados em estradas em áreas de serras das regiões de Barra Vermelha e Barra Bonita, neste Município;
. INDICAÇÃO No. 148/2013, autoria: Ver. Valdir Krik, Indica ao setor da saúde para que seja disponibilizado ao cidadão, uma listagem dos profissionais da área médica e odontológica, nas unidades de saúde, para conhecimento e informação;
. INDICAÇÃO No. 149/2013, autoria: Ver. Marcos Roberto Lachovicz e Valdir Krik, Indicam à municipalidade, para que inclua as comunidade de Linha Herval Sede e Papanduva de Cima, no programa de pavimentação rural a ser implementado em parceria entre Governo do Estado e do Município de Prudentópolis;
. INDICAÇÃO No. 150/2013, autoria: Ver. Luciano Marcos Antonio, Indica à Prefeitura Municipal para que inclua no cronograma futuro de obras, o serviço de pavimentação e implantação de rede de esgotos sanitários, nos trechos da marginal da Br-373;
. REQUERIMENTO No. 0416/2013, autoria: Ver. Luciano Marcos Antonio, Requer informações do Poder Executivo Municipal, sobre o processo licitatório para contratação da empresa responsável pela execução das obras de  reformas e alterações junto ao Terminal Rodoviário Municipal Elzevir Durski Silva, nesta cidade
 PROJETO DE LEI NÚMERO 032/2013, autoria do Poder Executivo, Altera a redação da Lei Municipal número 1.975/2012 e dá outras providências.
. TERMO ADITIVO I AO CONVÊNIO NÚMERO 089/2013, autoria do Poder Executivo, celebrado entre a Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO e o Município de Prudentópolis.
Como o Intervalo da Noticias/Rádio Najuá acompanha todas as Sessões, e neste assunto polêmico entre os dois vereadores, ambos não quiseram dar entrevistas, mais usou o áudio que está disponivel no site da Câmara.
Confira:
Texto: Fernanda Santos/Rádio Najuá
Vereador Luciano Antonio/PMDB
Durante explanação na tribuna, Luciano Antonio disse que a ditadura está imperando na Casa de Leis por alguns fatos que tem presenciado. “Ninguém é funcionário de ninguém. Foram eleitos 12 vereadores de forma igual e cada um batalhou para estar aqui. Tenho percebido que está ocorrendo uma perseguição”, ressaltou o vereador.
Especificando mais a situação, Antonio conta que pediu um ofício da Câmara, mas que foi impedido por ordem da presidência da Casa. Outro caso citado pelo legislador é de um fato que presenciou em um posto de saúde, onde havia poucas fichas para atendimento. “Chega um assessor da presidência exigindo que fosse marcada uma consulta a pedido do presidente. Então, fico um pouco triste porque acredito que os direitos são iguais para todos. Tem gente que acorda de madrugada para pegar ficha e será que é justo usar do poder para beneficiar alguém?”, questiona ele. O vereador diz não concordar com essa atitude.
Várias vezes dizendo que estava se controlando em seu discurso, Antonio relatou que não quer criar situações difíceis na Câmara, mas que está sofrendo com a pressão e, com isso, não consegue trabalhar da forma que gostaria. “Não deveríamos estar assim, mas não podem existir prioridades. No meu ponto de vista, isso está errado”, disse ele.
Confira o áudio do vereador Luciano Antonio:

Texto: Fernanda Santos/Rádio Najuá
Julio Makuch/PSD:
Ao fim da sessão, Julio Makuch, comentou que, como presidente da Câmara, teve que tomar algumas medidas para manter a ordem dos trabalhos do Legislativo, em função de atitudes de Luciano. “O vereador tem insultado os nobres colegas, faltado com o respeito aos membros e funcionários desta Casa. Realmente, ele tenta passar o ar de bom moço na tribuna com atitudes suspeitas e demagogas”.
Sobre a situação do atendimento no posto de saúde, citada por Luciano, Makuch comenta que o caso não procede, sendo uma mentira. “Espero que na próxima sessão, ele tenha coragem de dizer o que me pedia na administração passada, enquanto ele era vereador e eu, secretário de saúde”. Para o presidente da Câmara, o que foi dito por Luciano não é verdadeiro e que ele mostra ser uma pessoa perigosa pelas suas ações.
O presidente da Câmara ainda diz que não está preocupado com as opiniões de Luciano, mas que precisa deixar claro para a população e os demais vereadores que tem tentado conduzir a Câmara da maneira mais democrática possível, alegando que o vereador do PMDB repudia a presidência porque age corretamente.
Confira o áudio do vereador Julio Makuch:
E como de costume após o término da Sessão, Intervalo da Noticias/Rádio Najuá ouviu os seguintes vereadores:
Prof Marcos/PT:
- Comentou três  licitações da Secretaria da Promoção Social, onde uma será de R$ 39 mil para compras de ar-condicionados para as creches de Prudentópolis, 18 mil de compras de materiais esportivos e como de R$ 57 mil em produtos da panificação, onde achou este valor alto.
- Questionou sobre o plano de cargos e salários dos funcionários públicos.
-  Comentou sobre a reunião no hospital Sagrado Coração de Jesus, onde os hospitais possam realizar os plantões, no lugar do posto de saúde.
Valdir Krik/PPS:
- Comentou de um recape para a rua Rui Barbosa na frente do posto de saúde, já que tem vários buracos e como muitas pedras soltas.
Adriano Cardozo/PRB:
- Citou da visita do presidente da Federação Paranaense de Futebol no estádio Newton Agibert, onde citou poucos pontos a serem melhorados para a 1ª Divisão, como gramado, iluminação, banheiros e vestiários. 
Confira as entrevistas com estes vereadores ao repórter Élio Kohut:



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.