domingo, 1 de setembro de 2013

Prudentópolis e região perderam leitos hospitalares em três anos



By: INTERVALO DA NOTICIAS


Os municípios da 5ª Regional de Saúde perderam dois hospitais e 22% dos leitos de internamento entre 2010 e 2013. É o que mostram os dados do DataSUS, o banco de dados do Ministério da Saúde. Desde 2006 a perda é ainda maior: 33%.
O prejuízo nos últimos três anos foi de 302 unidades – de 1.346 para 1.044 leitos. A redução atingiu em igual proporção o SUS. Os leitos públicos caíram de 1.031 para 807, o que também equivale a 22%.
Uma das causas mais evidentes é o fechamento de dois hospitais na região. Um deles é o Hospital Estrela de Belém, em Guarapuava, que encerrou suas atividades em 2010. O outro é o Hospital Mãe de Deus, em Palmital. O primeiro contava com 126 leitos no total, e o segundo, com 55. Ainda assim, hoje, 38% dos leitos da região estão em Guarapuava.
Segundo o Ministério da Saúde, a taxa ideal de leitos fica entre 2,5 e 3 leitos para cada mil habitantes. Mas a região guarapuavana não chega a esse nível com o número atual de leitos. Segundo o DataSUS, hoje a região possui pouco mais de 2 leitos para cada milhar. Essa média não será melhorada mesmo com a inauguração dos 50 novos leitos que estão em construção no hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava.
Atualmente existem 14 hospitais na área da 5ª Regional de Saúde. Um em Candói, um em Cantagalo, três em Guarapuava (contando com o Semmelweis, no distrito de Entre Rios), dois em Laranjeiras do Sul, um em Nova Laranjeiras, um em Pinhão, um em Pitanga, dois em Prudentópolis, um em Santa Maria do Oeste, e um em Turvo.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.