sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Amcespar discute criação de projeto de piscicultura na região



By: INTERVALO DA NOTICIAS

O presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), Claudemir dos Santos Herthel, esteve em Brasília e visitou o Ministério da Pesca. Na oportunidade, ele discutiu a possibilidade de ser desenvolvido um programa de piscicultura na região. 
O projeto inclui desde a criação de alevinos até as fabricas de óleo e ração. A ideia é contratar um engenheiro técnico para uma avaliação de cada município e contar com o auxílio de técnicos da Emater e SEAB, que vão colaborar com a confecção do projeto. Os municípios irão estudar a possibilidade de aderir ao projeto para depois encaminhar a documentação para o Ministério da Pesca.
Segundo Claudemir, o trabalho terá que ser feito de forma conjunta e articulado entre os municípios da região. Ele explica que seriam criadas várias micro-empresas dentro da cadeia produtiva. Desta forma, a fábrica de ração poder ser instalada em Irati, o abatedouro em Mallet, e a central de distribuição, em Guamiranga, conforme o presidente da Amcespar.
Estudos preliminares constataram que a tilápia é o peixe que mais se adapta ao clima da região. Mesmo assim, outras espécies também seriam inseridas no projeto.
Claudemir lembra que o projeto só irá sair do papel se a região demonstrar que tem capacidade para comportar toda a logística do programa. Um engenheiro que desenvolveu projeto semelhante na cidade de Pinhalão deverá ser convidado para explicar as diretrizes do programa aos prefeitos da região.
Irati e Mallet receberão recursos do Ministério da Pesca
Recentemente, o deputado federal Sandro Alex (PPS), revelou à reportagem da Najuá, que Irati será contemplado com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para aquisição de uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira. O valor disponibilizado será de R$ 1,2 milhão.
O deputado salientou que destinou uma emenda para Irati e outra para Mallet, que serão os primeiros municípios da região Centro-Sul contemplados com verbas do Ministério. A iniciativa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da aquicultura familiar. Os equipamentos serão utilizados para a abertura de tanques voltados para a criação de peixes.
Em entrevista à reportagem da Najuá, em fevereiro, o prefeito de Irati, Odilon Burgath, já demonstrava otimismo com a possibilidade de conseguir recursos no Ministério da Pesca e Aquicultura. Na oportunidade, ele disse que existem muitas verbas disponíveis nesta área, mas que elas são pouco aproveitadas pelos administradores municipais.
Odilon explicou que um piscicultor pode produzir aproximadamente uma tonelada de carne bovina e 100 toneladas de peixe, numa área de 1 hectare,  durante o período de um ano. 



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.