segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Além da duplicação, DER anuncia obras da concessão para BR 277



By: INTERVALO DA NOTICIAS


O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou a relação de obras previstas junto com o primeiro trecho de duplicação da BR 277, em Guarapuava. A lista inclui a construção de 10 quilômetros de terceiras faixas até Porto Amazonas, nos Campos Gerais, sendo três pontos da rodovia em território guarapuavano. Além disso, o Rio das Mortes terá mais uma ponte.
De acordo com o DER, órgão vinculado à Seil (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), as primeiras obras são resultado da retomada do diálogo do governo estadual com as concessionárias. Parte dessas obras estaria prevista em contrato com a Caminhos do Paraná, mas com execução para 2019 e 2020. O restante é novamente incluído, após a retirada dos contratos em governos anteriores.
Dentre as obras que estão sendo antecipadas, o DER relaciona um total de 3,96 km de terceiras faixas em cinco pontos da 277: Kms 197 e 198, na localidade de Queimadas, em Palmeira; Km 207, próximo ao Santuário Bom Jesus do Monte, também em Palmeira; Km 209, em Teixeira Soares, perto do Rio da Areia; Km 234, em Fernandes Pinheiro, próximo ao Anila; e Km 236, em Irati, região do acesso ao Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). A execução começa em 2013.
Outros 7 km de terceiras faixas foram adicionados em acordo com a concessionária, conforme o DER. Ainda este ano começam as obras nos Kms 181 a 183, em Palmeira, em Guarapuava, nos Kms 324 a 325, próximo ao distrito do Guará; Km 328, entre a Vila Operária e o Guará; e Km 334, perto do Rio das Mortes. Nesses dois últimos pontos, a extensão prevista é de 300 metros. Elas serão executadas ainda em 2013.
A nova ponte sobre o Rio das Mortes atende à duplicação no trecho e deve sair até o final de 2014, assim como os 6,7 km de pista dupla que terminam naquela região. De acordo com o DER, o investimento previsto só na ponte deve ficar em R$ 598 mil. Junto com a pista dupla, a Caminhos do Paraná deverá construir retornos próximo à ponte, no Km 336, e no acesso ao distrito do Guairacá, no Km 341.
Outras intersecções de pista podem ganhar trincheiras ou contornos especiais, a depender de cada caso. Entram na lista um trevo de Palmeira, no Km 140 da BR 277, e melhorias nos Kms 168 e 170, na região do Rocio, no mesmo município.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.