segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Prudentópolis vence Cincão e garante acesso à primeira divisão



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

O fim de semana foi de festa em Prudentópolis. A 4ª edição da Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep) atraiu milhares de visitantes para o município. O evento fez parte das comemorações dos 107 anos de emancipação política da “Terra das Cachoeiras”. Na véspera do aniversário, os prudentopolitanos receberam um presente longe de casa. No estádio Erick George, em Rolândia, o gol de Leandro, aos 41 minutos do 1º tempo deu a vitória para o “Tigre” contra o Cincão. O triunfo garantiu o passaporte da equipe para a divisão de elite do Campeonato Paranaense em 2014.
Com 17 pontos, o Prudentópolis terminou na vice-liderança do Hexagonal Final. De quebra, o clube conseguiu uma vaga na final da divisão de acesso contra o Grêmio Metropolitano. A primeira partida da decisão acontece no domingo, 18, no estádio Newton Agibert, em Prudentópolis. Como teve melhor campanha ao longo da competição, o “Metro” terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais.


Foto: Geraldo Bubniak (Futebol Paranaense)
Zagueiro é o herói do Prudentópolis
Precisando da vitória para garantir o acesso e não depender de um tropeço do Colorado que enfrentou o PSTC, o Prudentópolis foi cauteloso no princípio da partida. Mesmo cumprindo tabela, o Cincão teve mais posse de bola e pressionou em busca do gol. A primeira jogada de perigo dos visitantes aconteceu aos 20 minutos. Luizinho recebeu dentro da área e finalizou na rede pelo lado de fora.
A torcida do Prudentópolis que viajou 347 km até Rolândia, para acompanhar o jogo decisivo levou um susto aos 23 minutos. Mateus acertou a trave em cobrança de falta. Os dois times imprimiram um ritmo forte no fim do primeiro tempo e criaram várias oportunidades, mas a pontaria dos atacantes manteve o placar fechado.
Com isso, o papel de herói sobrou para o zagueiro Leandro. Após falta frontal, Irineu cobrou com categoria e obrigou o goleiro Gustavo a fazer bela defesa. No rebote, Leandro só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio. 
Jogo morno no 2º tempo
O Prudentópolis voltou para o segundo tempo sabendo que um tropeço deixaria a equipe fora da divisão de elite. No outro confronto, o Colorado vencia parcialmente o PSTC por 1 a 0 e dependia apenas de um gol do Cincão para conseguir o acesso. Por isso, o “Tigre” tentou matar o jogo logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Kanela teve a chance de ampliar, mas desperdiçou aos 2 minutos. A resposta do Cincão veio com China, aos 12 minutos. Ele recebeu na área e chutou sobre o gol de Doni.
Depois disso, a partida seguiu em “banho-maria”. O Prudentópolis montou um ferrolho no sistema defensivo e apenas aguardou o apito final do árbitro Nilo Neves de Souza Junior. O placar mínimo foi suficiente para os jogadores do “Tigre” comemorem o acesso à primeira divisão. O Serrano, em 2010, foi o último clube de Prudentópolis, que havia disputado à divisão de elite do Campeonato Paranaense. 
Objetivo é se manter na primeira divisão
Após o jogo, o diretor técnico do “Tigre”, Ivair Censi, cumprimentou os jogadores pela classificação e destacou que o clube irá lutar para se manter na primeira divisão. “Para subir é um passo, assim como é um passo para cair novamente”, reiterou Censi, durante entrevista à reportagem da Rádio Copas Verdes, de Prudentópolis.
O diretor ainda comentou que o Prudentópolis deve iniciar a pré-temporada em novembro. 
Joel Preisner: "Rei do Acesso"
Já o técnico Joel Preisner, disse à equipe da Najuá, que o objetivo do clube será levantar a taça de campeão da divisão de acesso. O treinador afirmou que a vitória diante do Cincão coroou o trabalho de cinco meses à frente do time. Preisner comemorou seu quarto acesso com um clube de Prudentópolis. Considerado como “rei do acesso”, ele já havia conquistado dois títulos com o Serrano e outro com o Prudentópolis Esporte Clube, em divisões inferiores do Campeonato Paranaense.
“Agradeço primeiramente a Deus, depois a família, torcedores, diretoria, o Ivair Censi, que sempre ajudou. São vários fatores e pessoas que auxiliaram nessa conquista. Algumas pessoas acharam que não íamos chegar, mas como esforço e determinação conseguimos. Em determinado momento éramos a zebra no campeonato. Tivemos dificuldades em algumas partidas jogamos bem e perdemos, em outras vencemos sem jogar bem, mas o futebol é assim e conseguimos o acesso”, comemorou.
Preisner diz que a partida contra o Cincão foi dramática para quem acompanhou do lado de fora. “Foi um sufoco, a bola não entrava, gritamos, empurramos fora de campo, fizemos o gol no final do primeiro tempo. Depois colocamos mais um volante, o Cincão veio pra cima teve duas oportunidades, mas suportamos bem e saímos com a vitória.
Ficha técnica:
Cincão 0x1 Prudentópolis
Estádio: 
Erick George, em Rolândia
Cartões amarelos: 
Vanderson e Rai (Cincão).
Público e Renda: não divulgados
Árbitro: 
Nilo Neves de Souza Junior
Assistentes: 
Cacio Junior Quadrelli e Fábio Ferreira de Santiago
Cincão: 
Gustavo, Pimenta, Fernando, Spyce e Mateus; Vanderson, Rai, William (Gavião) e China; Luis e Pesão. Técnico: 
Marcos Vinícius.
Prudentópolis: 
Doni, Luizinho, Leandro, Mário e Thiaguinho; Doriva, Danilo Alvim, Kanela (Anderson Cleiton) e Irineu; Rincón (Evandro) e Wellighton. 
Técnico:
Joel Preisner.
Confira a entrevista com técnico Joel ao repórter Élio Kohut:

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.