sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Primeira chamada do programa 'Mais Médicos' atende 27 cidades do PR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Noticias Imagem: Divulgação


O Paraná vai receber 91 médicos pelo programa "Mais Médicos" do governo federal, de acordo com o Ministério da Saúde. Das 286 cidades paranaenses que se cadastraram para receber os profissionais, 27 serão atendidas. No total, 969 vagas foram solicitadas no estado.
Curitiba é a cidade que vai mais receber médicos no Paraná, com 21profissionais ao todo. Guaíra, no oeste do estado, vai ficar com outros sete nesta primeira fase do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, 51 médicos vão trabalhar em cidades consideradas de maior vulnerabilidade. Os demais serão encaminhados para postos de saúde nas periferias da capital e das regiões metropolitanas do estado. Confira a lista abaixo:
Cidade Médicos Cidade Médicos Cidade Médicos
Curitiba 21 Marechal Cândido Rondon 6 Sarandi 5
Almirante Tamandaré 5 Cambé 2 Guaíra 2
Colombo 3 Londrina 7 Campo Largo 3
São Miguel do Iguaçu 5 Arapongas 4 Ibiporã 1
Guarapuava 2 Rolândia 1 Cerro Azul 1
Piraquara 2 Maringá 6 Barracão 1
Araucária 1 Paiçandu 1 Capanema 1
Ângulo 1 Doutor Ulysses 1 Pato Bragado 1
Nova Laranjeiras 1 Bom Jesus do Sul 1 Pérola d'Oeste 1
Cidades reclamam
Foz do Iguaçu e Itaperuçu se queixaram de dificuldades para se inscrever no programa. Os dois municípios apareciam na lista de 37 cidades prioritárias para receber os médicos disponiblizados pelo governo federal.
Problemas com o sistema de cadastro do programa 'Mais Médicos' não permitiram que a prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, disponibilizasse vagas para médicos interessados em trabalhar na cidade. De acordo com a coordenadora do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), Laura Cirilo de Oliveira, protocolos de registro foram encaminhados para o Ministério da Saúde informando a dificuldade.
Em Itaperuçu, o responsável por programas e convênios da prefeitura, Claudinei Costa, afirmou que tentou fazer o cadastro por diversas vezes consecutivas. “Eu pessoalmente fiquei dois dias tentando. Não consegui acessar o sistema, a página estava muito carregada. Em certo ponto do cadastro, retornava para a página inicial. Eu refazia, avançava um pouco mais, mas retornava a pagina inicial. No último dia, eu tentei até a meia-noite. O cadastro foi até o final, mas não processou na base de dados deles”, explicou Costa.
Primeira etapa
Em todo o país, foram selecionados 1.753 médicos em 626 municípios na seleção do primeiro mês, de acordo com o Ministério da Saúde.  Os médicos com registro válido no Brasil selecionados nesta fase têm até as 16h de sábado (3) para homologar a participação no programa e assinar termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado.
A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada na segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.
Os estados que receberão mais médicos, nesta primeira etapa, serão Bahia (161), Minas Gerais (159), São Paulo (141), Ceará (138), Goiás (117), Rio Grande do Sul (107) e Amazonas (73).

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.