quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Moradores de Prudentópolis recebem Medalha do Mérito



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Fernanda Santos (Rádio Najuá) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

Na noite de segunda-feira (19), seis moradores de Prudentópolis receberam a medalha do Mérito Municipal, na Câmara de Vereadores. A solenidade, que contou com seis homenageados que foram escolhidos pelos legisladores, faz parte das comemorações dos 107 anos do município.
Falando em nome de todos os vereadores de Prudentópolis, o presidente da Câmara, Julio Makuch, comentou que ainda faltava a participação da entidade nas comemorações do aniversário da cidade. “Aproveitamos a solenidade para homenagear os seis escolhidos e também fazer menção ao Dia a Comunidade Ucraniana, no próximo sábado (24)”.

Makuch explica que essas homenagens são uma forma de valorizar o passado, por pessoas que contribuíram com Prudentópolis. Ele acredita que sessões como essa podem garantir um futuro promissor. “Foi um momento muito importante, pois o civismo deve ser levado como um dos objetivos da Câmara Municipal”, ressalta.
Uma das homenageadas da noite foi à professora Aurea Azevedo de Moura Cordeiro, que também é autora do hino, brasão e da bandeira de Prudentópolis. “A emoção é muito grande, estou sem palavras. Tenho 88 anos e, quando se acha que ninguém mais vai lembrar da gente, me prestam essa homenagem. Não tenho o que dizer, só digo muito obrigada!”, relata Aurea. 

Ela contou à equipe da Najuá, que em sua vinda para a cidade com o marido, não conhecia nada. “Para conhecermos a cidade, estudamos Prudentópolis. Afinal, você só ama quem conhece. Peguei a fundo a história e me apaixonei pelo município, pelo povo e tudo que tem aqui”. Além de sua contribuição para o patriotismo, a professora também participou de muitos momentos importantes na Educação de Prudentópolis.

Uma personalidade bastante conhecida é o médico e ex-vereador, Canderói Mainardes Filho, que também recebeu a medalha durante a solenidade. “Esse é um momento de muita alegria, pois vivo nesta terra há tantos anos e sinto que valeu a pena o esforço e luta, graças à generosidade desse povo”, diz Mainardes, que agradece a lembrança.

O bancário Marcos Vinícius Schneider, também conhecido como um líder comunitário foi um dos escolhidos para a homenagem. Seu irmão Dirceu, que o representou, disse que a família está muito orgulhosa. “Essa homenagem é o ponto máximo que uma pessoa poderia esperar receber durante sua caminhada, comprovando uma vida vencedora na cidade”, disse Dirceu. Marcos não participou da solenidade porque foi submetido a uma cirurgia.
Professora e catequista, Josefa Ternopilski Horodenski, foi uma das mulheres escolhidas. “Fico muito agradecida e orgulhosa em ser homenageada, pois nunca esperei que fosse reconhecida”.
Edinei Salamaia, que representou seu pai, Vitoldo Salamaia – comerciante e líder sindical, na entrega das medalhas, comenta que toda a família está feliz e honrada com essa conquista que será carregada para toda a vida. Vitoldo não participou da cerimônia porque está se recuperando de um acidente.
Outra personalidade escolhida foi o agente político, Julio Alberto Durski. “É uma grande satisfação receber uma homenagem, mas, muito, além disso, é a prova de amizade das pessoas que reconhecem o trabalho que fazemos para gerar benefícios à nossa cidade”, disse Durski.
Confira as fotos e as entrevistas:








Confira as entrevista com repórter Élio Kohut:
Aurea Azevedo de Moura Cordeiro

Canderói Mainardes Filho

Edinei Salamaia

Dirceu Schneider

Josefa Ternopilski Horodenski

Julio Alberto Durski

Julio Makuch


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.