quinta-feira, 18 de julho de 2013

Filho abandona a mãe de 90 anos em casa



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Jaqueline Castaldon (JMais) Imagem: JMais


Por volta das 13h30 de terça-feira, 16, a Polícia Militar de União da Vitória acompanhou a remoção de uma idosa de sua casa. Segundo a denúncia o filho, de 61 anos, mantinha a mãe trancada dentro de casa no bairro Bela Vista.
Na segunda-feira, 15, ele saiu com o dinheiro da aposentadoria da senhora, dizendo que iria comprar os remédios que a mesma utiliza, mas só voltou para casa na terça-feira, sem os remédios, e com apenas R$ 23 do salário mínimo que a mãe recebe (R$ 678).
Segundo relato de vizinhos e parentes que moram próximo, essa atitude é normal. “Ele sempre deixa ela sozinha e com a porta fechada, e nós não conseguimos nem se aproximar da casa”, relata a neta que procurou ajuda.
O homem é alcoolista. E sempre deixa a mãe em casa sozinha e trancada.
Quando a reportagem de O Comércio chegou ao local, encontrou dona Izaura deitada em uma cama com bastante coberta, mas mesmo assim, a idosa estava com as mãos geladas. Indagada sobre o que comeu, faltava força para responder. Mesmo assim, disse que o filho tinha lhe dado arroz, macarrão e batatinha. A comida foi realmente encontrada em uma bacia que estava em local que serve de cozinha e sala da casa. O que não se sabe é quando aquele alimento foi preparado.
A casa é pequena, duas peças. Na cozinha apenas um pequeno armário, um fogão a lenha e um sofá.
No quarto, que os dois dividem, encontram-se duas camas de solteiro, uma ocupada por Izaura e a outra do filho, além de um guarda-roupa.
Enquanto a reportagem de O Comércio estava no quarto com dona Isaura, um barulho de vidro quebrado vindo da cozinha foi escutado. Um cachorro, dos tantos que estavam em volta da casa, entrou e pegou do prato ao lado do almoço de dona Izaura um pedaço de carne.
O local destinado para o banho, nem teto tinha. A patente utilizada está com o chão estragado, com risco para quem frequenta o local.
Até mesmo dona Izaura, que está incapacitada de sair da cama, disse que sente fortes dores nas costas porque caiu em uma das vezes que foi ao banheiro.
O filho foi preso pela PM por abandonar idoso e não prover sobre as necessidades básicas da mãe. Artigo previsto no Estatuto do Idoso.
Ele foi encaminhado até a 4ª SDP de União da Vitória.
Dona Isaura foi removida do local para o Pronto Atendimento (PA), com o auxílio do Corpo de Bombeiros, bastante debilitada pela falta de água e comida. Ela deve ser encaminhada ainda hoje para Associação Profeta Daniel.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.