sábado, 6 de julho de 2013

Dep Zeca reforça pedido de recursos para Prudentópolis e municípios em estado de emergência



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Divulgação Imagem: Divulgação


As chuvas fortes das últimas semanas afetaram quase 100 mil pessoas em mais de 70 municípios do Paraná. Mais de mil pessoas ficaram desabrigadas e perderam suas casas com a elevação do nível dos rios, deslizamentos ou danos às residências. 59 municípios paranaenses decretaram estado de emergência, entre eles: Realeza, Irati, Barbosa Ferraz, Doutor Camargo, Indianópolis, Ivatuba, Japurá, Laranjeiras do Sul, Mirador, Prudentópolis,Querência do Norte, São Jorge do patrocínio, Xambrê.
Em audiência no Ministério da Integração, com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Coronel Humberto Viana Filho, o deputado federal Zeca Dirceu reforçou o pedido de recursos federais para auxiliar a população paranaense atingida pelas chuvas.
“O Governo Federal está disposto a colaborar. Haverá sim, investimentos federais para ajudar famílias e cidades prejudicadas por enchentes e outros danos”, destacou o parlamentar.
Zeca ainda explicou ao secretário a necessidade imediata da cooperação. “Procurei salientar o quanto essas chuvas trouxeram grandes prejuízos para a agricultura e à vida de muitas famílias. E o quanto são justas medidas do Governo Federal para amenizar esse sofrimento”, pontuou.
O secretário informou que os municípios já receberam as primeiras assistências do governo federal: 2 mil cestas básicas, 400 kits de roupa de cama, 2.200 utensílios domésticos, alimentação e serviço de limpeza de ruas.
As prefeituras já estão fazendo levantamento para encaminhar os planos de trabalho solicitando recursos para reconstrução de trechos de estradas, bueiros, pontes, diques e canais de irrigação. Humberto Viana alertou os municípios que enviem os dados o mais rápido possível, para que a análise técnica seja feita com maior urgência.
“Em um médio prazo, esse municípios vão receber outros investimentos para recuperar os estragos, e também respaldar os prejuízos na agricultura”, informou o deputado.
Retroescavadeiras
O deputado federal Zeca Dirceu também está defendendo junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, e à Casa Civil, para que novas retroescavadeiras sejam liberadas aos municípios afetados pelas chuvas.
“Estamos dialogando especialmente com nossa ministra Gleisi Hoffmann, que é muito sensível aos problemas enfrentados neste momento delicado. Os primeiros sinais do MDA são positivos e me fazem crer que em poucos dias nós teremos novas entregas de maquinários no Paraná. Isso vai possibilitar um trabalho mais rápido e eficiente para a recuperação dos estragos”, afirmou.
 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.