sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ruas de Irati vão ganhar câmeras de segurança



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua) Imagem: Rodrigo Zub

Sorria, você está sendo filmado. A frase que se tornou slogan comum em estabelecimentos comerciais que possuem câmeras de segurança também irá fazer parte do cotidiano dos iratienses. Nos próximos dias estará em funcionamento um sistema de monitoramento inédito no Centro-Sul. Irati será o primeiro município da região que receberá a estrutura. 
No total, estão sendo instaladas oito câmeras em locais de grande concentração de público. As imagens captadas serão enviadas em tempo real à 8ª Companhia Independente de Polícia Militar no Bairro Rio Bonito. O sistema será monitorado por policiais militares e pela Guarda Municipal.
Um estudo realizado pelo comando da Polícia Militar de Irati apontou os pontos estratégicos para a instalação das câmeras. Depois disso, o projeto foi repassado para uma empresa especializada em segurança que discutiu a viabilidade.
O Comandante da 8ª Cia da PM de Irati, Major Renato dos Santos Taborda, diz que a aquisição dos dispositivos de segurança foi feita com ajuda de empresários. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também contribuiu repassando ao Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) recursos provenientes da venda de madeiras aprendidas. Segundo Taborda, sete câmeras já foram instaladas. A última que irá funcionar na Rua XV de Novembro (Posto Sobutka) será colocada em breve.
O Major relata que a manutenção dos equipamentos ficará a cargo do município. Ele explica que o sistema está em fase de testes e que algumas adaptações no software ainda são necessárias. “Tivemos algumas dificuldades para implantar o sistema pela questão climática e bélica, pasmem vocês, mas nós não tínhamos caminhão disponível. Precisávamos de um caminhão específico para levantar o técnico até no poste. Até o início do mês esperamos reunir a comunidade e as pessoas que ajudaram para realizar o lançamento oficial desse sistema”, afirma.
Ampliação do sistema 
Taborda comenta que as câmeras serão mais uma ferramenta para combater a criminalidade e garantir a segurança no município. Ele enfatiza que o projeto uniu o interesse público e o particular. O Major conta que um dos objetivos é controlar a entrada e saída da cidade. Por esse motivo, foi instalada uma câmera nas proximidades do Morro da Santa, outra no trevo de saída para Curitiba e uma terceira no Rio Bonito. A possibilidade de instalar um dispositivo de segurança na Rua 19 de dezembro também foi cogitada. Porém, não houve viabilidade num primeiro momento. Taborda diz que a PM tem a intenção de ampliar o sistema e que a Rua 19 de dezembro é uma das prioridades por ser um local com grande aglomeração de pessoas.
“Devemos ajustar as coisas para chegar ao equilíbrio. Unimos o interesse do empresário que investiu ao interesse público. Escolhemos os locais em razão de estatísticas e quase conseguimos ampliar até a rua 19 de dezembro. Ainda temos interesse de colocar lá e podemos instalar em outros locais futuramente. Fora Ponta Grossa, Irati será a primeira cidade com monitoramento de câmeras na região”, comemora. 


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.