quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prudentópolis cria a Braspol. Uma comunidada polonesa

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Chico Guil Imagem: Chico Guil


Neste sábado, 18/5/2013, foi constituída a diretoria da Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil – Braspol, Núcleo Prudentópolis, durante reunião no Centro Social Nossa Senhora das Graças. O evento contou com o ex-prefeito de Araucária, Rízio Wachovicz, criador da entidade.
A Braspol busca unir todos os descendentes de poloneses (polônicos), resgatar e divulgar sua cultura, promover festas, encontros religiosos e outros eventos relacionados à etnia. A Braspol já se encontra em 328 municípios brasileiros, sendo 208 no Paraná.
Mais de 30 pessoas participaram da reunião em Prudentópolis. Embora tímida, essa quantidade de pessoas representa um grande sucesso, visto que na primeira, realizada no ano 2000, compareceram somente quatro. Rízio, eu, meu pai e um descendente de ucranianos!!!
A Braspol já atua na comunidade de Jaciaba há alguns anos. Foi lá que nasceu Rosa Verônica Val, que na reunião deste sábado foi aclamada presidente da Braspol de Prudentópolis.
Também fazem parte da diretoria provisória: Ilisio Bosak (vice-presidente), Jorge Pereira Costa (secretário), Dóris Bosak (secretária de finanças), Éder Pereira da Costa (secretário de cultura), Chico Guil (secretário de comunicação). Conselho Fiscal: Gláucia Binkovski Zaias, Alessandro Voidelo, Maria Mazur Chimanski e Márcio Ozimbowski. Conselho Comunitário: Luiz Guil, Adão Val, Edmundo Kafka, Alberto Ossoski, Sofia Krik Seniuk e Vanda Ossoski.
O grupo polonês já vem realizando terços periodicamente no Santuário N. S. das Graças.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.