segunda-feira, 27 de maio de 2013

Divisa entre Irati e Prudentópolis. É discutida entre os 02 Municípios. Quem tem razão?



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Carolina Filipaki (Irati IN) Imagem: Aluizio Santos

Na sexta-feira (24), as prefeituras de Irati e Prudentópolis realizaram reunião com moradores das localidades de Alvorada, Linha B e Rio dos Cochos para discutir a divisa entre os municípios. A reunião convocada pelo vice-prefeito de Irati, Oscar Renato Berger, aconteceu no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade de Ivernadinha.
Além dos moradores da região, participaram do encontro os prefeitos de Irati, Odilon Burgath, e de Prudentópolis, Gilvan Agibert, além de secretários municipais das duas cidades.
De acordo com o vice-prefeito de Irati, Renato Berger, a necessidade de discussão das divisas surgiu depois de várias reivindicações de moradores destas comunidades. “Moradores alegam que devido a esta situação as comunidades muitas vezes ficam sem atendimento, pois há dificuldade de determinar as responsabilidades que cabem a cada prefeitura”, observa Berger.
Nestas comunidades existem terrenos que estão registrados em Irati e outros em Prudentópolis. Segundo o prefeito de Prudentópolis, a polêmica surgiu depois que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou nova demarcação nas divisas sem aviso prévio aos municípios. Segundo Gilvan, na época uma comissão foi instaurada para analisar a mudança.
Segundo demarcação do IBGE, as comunidades pertencem a Irati, conforme Renato Berger apontou exibindo o mapa do IBGE que confirma a demarcação. A administração de Prudentópolis contesta a informação, alegando que existe um documento do ITCG (Instituto de Terras Cartografia e Geociências), registrado em 1951 que, segundo interpretação da comissão criada pela cidade, diverge das demarcações feitas pelo IBGE.
Decidiu-se que uma nova reunião será realizada com os órgãos responsáveis pela demarcação das divisas dos municípios em questão, responsáveis técnicos e gestores municipais dos dois municípios para que seja definida a divisa dos municípios de Irati e Prudentópolis. “Vamos buscar uma solução para que os moradores sejam bem atendidos e possam recorrer à administração que for responsável pelo local”, afirmou Berger.



OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS

Um comentário:

  1. Meu! Eles tem que se preocupar em arrumar aquela BR que entra em Prudentópolis, aquilo sim é motivo de discussão, é uma vergonha para nós que vamos passear, saímos de tão longe e chegamos lá com aquele estado de rodovia. Vergonha!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.