quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tem início o levantamento de florestas no PR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Guará Noticias Imagem: Divulgação


O Paraná tem importantes remanescentes florestais da Mata Atlântica, e esses recursos serão melhor conhecidos com o Inventário Florestal Nacional (IFN), que já começou a ser realizado no estado. A iniciativa é coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
As equipes estão em campo desde a segunda-feira, 25/03, e terão pela frente a tarefa de percorrer os cerca de 50 mil quilômetros quadrados do estado que farão parte do Inventário nas mesorregiões Centro-Sul, Sudeste e Centro-Ocidental.
Atualmente, a cidade de Irati, no sudeste do estado, serve como local de apoio para o levantamento dos primeiros pontos de amostra do IFN. De lá, três equipes têm saído em busca do local exato – definido por coordenadas geográficas – que deve ter suas florestas mapeadas.
Nesta primeira fase, serão medidos mais de 150 pontos nas três mesorregiões, sendo 24 deles próximos à Irati. A medida que as equipes de campo concluírem as medições, se deslocarão para outras partes do estado. Nessas próximas etapas, as cidades de apoio serão Guarapuava, União da Vitória, Laranjeiras do Sul e Campo Mourão.
Os técnicos medirão o diâmetro e a altura das árvores, coletarão material botânico, verificarão o estado fitossanitário das árvores e farão outras análises. Também serão realizadas entrevistas com moradores a até dois quilômetros do ponto de amostra a fim de saber como as pessoas percebem e usam os recursos florestais.
Áreas particulares
Os pontos amostrais estão distribuídos a 20 quilômetros de distância um do outro, tanto sobre terras públicas quanto privadas. Segundo o engenheiro florestal da Gerência de Informações do SFB, Guilherme Gomide, é importante que os proprietários de terras recebam as equipes. “O apoio dessas pessoas será fundamental para que o Inventário de fato se concretize”, diz.
Os profissionais da empresa Brasil Florestal, que venceu a licitação pública destinada à realização do IFN no Paraná, estarão uniformizados e identificados, e portarão equipamentos para medição do diâmetro e altura das árvores, coleta de material botânico e de solos, avaliação de matéria orgânica sobre o terreno, entre outros.
A iniciativa tem o apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) do estado, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Museu Botânico Municipal (MBM) de Curitiba e da Embrapa Florestas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.