sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto aprovado em comissão obriga escola privada a oferecer alimento saudável



By: INTERVALO DA NOTICIAS


A Comissão de Seguridade Social aprovou proposta de que a escola privada também seja obrigada a oferecer alimentação saudável a seus alunos e coíba a venda e consumo de alimentos que fazem mal à saúde, como doces, refrigerantes e gorduras. A proposta (PL 2389/11), do Senado, prevê que seja estendida à rede privada as diretrizes de alimentação saudável que já são obrigatórias na rede pública.
De acordo com a nutricionista Ísis Moreira, uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento saudável do adulto.
"Uma alimentação adequada desde a infância é fundamental para prevenir diabetes tipo 2, obesidade, doenças relacionadas ao coração. É fundamental para a nutrição celular e o funcionamento adequado de todo o corpo."
Para o relator da proposta, deputado Nazareno Fonteles, do PT do Piauí, a epidemia de obesidade é crescente, sobretudo nos meninos e homens. Ele afirmou que é fundamental que a escola estimule hábitos saudáveis nas crianças e também em suas famílias. Ele disse que essa política não pode ficar restrita a um único setor da sociedade.
"A política pública é para proteger toda a população. Nós não podemos separar aqueles que estudam na escola privada para poder ficar obeso, ter sobrepeso, amanhã ter diabetes, amanhã caminhar para uma hipertensão precoce pelo tipo de alimento que recebe. E a gente, na escola pública, está tomando todas aquelas medidas"
A proposta que obriga as escolas privadas a desenvolver programas de alimentação saudável ainda será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.