quarta-feira, 17 de abril de 2013

Péricles quer transparência total do pedágio



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Blog Vereador Prof Marcos Imagem: Divulgação

O deputado estadual Péricles de Mello (PT) defendeu a total transparência das concessionárias de pedágio do Paraná. Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, dia 17, Péricles disse que vai apresentar um Projeto de Lei, que obriga as empresas encaminhem anualmente, à Assembleia, seus balanços financeiros com informações sobre a arrecadação de cada trecho das rodovias, investimentos realizados, despesas, lucros e tráfego de veículos por categoria. Os dados também deverão estar disponíveis na página das concessionárias na internet.
Péricles quer ainda que as informações referentes aos exercícios anteriores sejam apresentadas em noventa dias depois da publicação da lei.
Segundo o deputado, a Assembleia precisa agir e fiscalizar a situação do pedágio paranaense. “Temos formas de comparação como nunca antes, com as concessões federais, para fazer uma radiografia do pedágio paranaense. Considero a falta de transparência um crime contra a economia popular, uma verdadeira caixa preta”, disse Péricles. O deputado alertou ainda que todo projeto apresentado na Assembleia, dando mais transparência ao processo, é considerado inconstitucional.
Péricles destacou que as negociações entre o governo do Estado e as concessionárias, iniciadas há dois anos, não avançaram o que se esperava, e, que o governo sinaliza, agora, fazer novas concessões das rodovias estaduais por meio de parceiras público privadas, conforme aponta reportagem veiculada pela imprensa estadual. O governo do Paraná contratou duas empresas para fazer o diagnóstico do pedágio, a um custo aproximado de R$ 4,8 milhões. Os resultados devem sair em agosto e outubro.  “Espero que o governo não se negue a apresentar os dados dos levantamentos apurados, já que sempre temos dificuldade de saber as reais condições em que as concessionárias operam”, comentou o deputado.
Péricles fez um alerta sobre a promessa de redução de tarifas vinculadas á prorrogação de contratos. “A preocupação é que o governo Richa use do mesmo expediente de outros governos do PSDB, como no caso do Estado de São Paulo, onde o governador Geraldo Alckmin está propondo a prorrogação dos contratos para diminuir a tarifa. Será que não é isso que o governador Beto Richa vai fazer”, questionou. Segundo o deputado, é preciso estar prevenido, pois não se pode aceitar a prorrogação de um contrato lesivo ao interesse público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.