sexta-feira, 5 de abril de 2013

Paraná e mais 06 estados vão ter eleições neste domingo



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TSE 


Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados do país voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorrerão nas seguintes cidades: Pedra Branca do Amapari, no Amapá; Muquém do São Francisco, na Bahia; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; Joaquim Távora, no Paraná; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul; e Eldorado, Coronel Macedo e Fernão, em São Paulo.
Esses novos pleitos ocorrerão porque as eleições ocorridas em outubro do ano passado nessas cidades foram anuladas pela Justiça Eleitoral, uma vez que os candidatos que concorreram em 2012 com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, a Justiça Eleitoral anulou os votos recebidos por tais candidatos, que ficaram impedidos de serem diplomados e empossados.
Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965, artigo 224), no caso de nulidade de mais de 50% dos votos, novas eleições devem ser marcadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no prazo de 20 a 40 dias a partir da decisão judicial que determinou a referida anulação. Além disso, em conformidade com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os regionais devem agendar esses pleitos para o primeiro domingo de cada mês.
Até que os novos prefeitos e vices eleitos assumam suas funções, as prefeituras desses municípios estão sendo comandadas pelos presidentes das respectivas câmaras de vereadores.
Confira a seguir os detalhes das eleições deste domingo.
Amapá
Nas eleições de Pedra Branca do Amapari, no centro-oeste do Estado do Amapá, os mais de 8,2 mil eleitores do município de voltam às urnas para eleger os novos prefeito e vice da cidade. Estão aptos a concorrer à Prefeitura nas eleições de domingo os seguintes candidatos: Genival Gemaque Santana (PR) e Nanci de Souza Brito, como vice; Wilson de Souza Filho (PSB), que tem como vice Francisco Adriano Justino da Silva; e Elizabeth Pelaes dos Santos (PTN) e Carlos Alexandre Campos Costa, como vice.
Bahia
Os 8.566 eleitores de Muquém do São Francisco, na Bahia, a cerca de 700 quilômetros de Salvador, retornarão às urnas para eleger seus novos representantes. Concorrem ao cargo de prefeito de Muquém do São Francisco os candidatos Márcio Cesare Rodrigues Mariano (PP), que tem como vice Jurandir Alves de Barros, e Evandro dos Santos Guimarães (PT), com a vice Gilmaria Rios Pereira.
Minas Gerais
Quatro cidades mineiras realizarão novas eleições para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos. Em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, 35.414 eleitores decidirão a disputa entre três candidatos. São eles: Marcos Roberto Tibães (PT), que tem como vice Marcilio Alisson Fonseca de Almeida; Paulo Célio de Almeida Hugo (PSDB) e o vice Cássio Antonio Moreira; e Ragosino Ferreira de Araújo (PTC), que tem como vice Ronaldo Ferreira da Silva.
Concorrem nas novas eleições para prefeito e vice da cidade de Cachoeira Dourada, situada no Triângulo Mineiro, Ciro Otaviano Soares (PT), que tem como vice Ednilson Joaquim do Nascimento, e José Marcio Storti (PTB), com o vice Ovidio Afro Dantas. Os candidatos disputam os votos dos 2.049 eleitores do município.
Os candidatos a prefeito que disputarão as novas eleições em Biquinhas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, são: Carlos Alberto Rodrigues Pereira (PR), que tem como vice José Luiz de Almeida; e Cleiton Alexandre da Silva (PSDB), com a vice Lucien Donizete do Amaral. Ao todo são 2.832 eleitores da cidade que voltarão às urnas no domingo.
E em São João do Paraíso, localizado no sudoeste de Minas, os candidatos ao cargo de prefeito e vice são: Antônio de Oliveira Pinto (PSDB), que tem como vice Roberto Cesar Mendes (DEM), que já esteve à frente da Prefeitura da cidade; e Antônio Caroba da Silva (PT), cujo vice é Natalino Dias de Oliveira.
Paraná
A nova eleição em Joaquim Távora, no Paraná, contará com os seguintes candidatos: Gelson Mansur Nassar (PSDB), que tem como vice Valdeci Azarias; e Emílio Calil Neto (DEM) e João Carlos Castanheira Néia, como vice. A cidade de Joaquim Távora localiza-se no Norte Pioneiro Paranaense e possui 8.201 eleitores.
Rio Grande do Norte
Neste domingo, 14.221 eleitores do Rio Grande do Norte voltam às urnas para eleger os prefeitos e vice-prefeitos das cidades de Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel.
Em Caiçara do Rio do Vento, o novo pleito contará com 5.154 eleitores. Os candidatos à Prefeitura do município são Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (DEM), com o vice Francisco Laecio Confessor, e Arnaldo Aciole de Lima (PMDB), tendo como candidata a vice-prefeita Tereza Cristina de Andrade Pereira.
Já em Serra do Mel, 9.067 eleitores irão às urnas para eleger os novos representantes do município. Fabio Bezerra de Oliveira (PMDB) e a candidata à vice Erivaneide Zacarias da Costa Sobral terão como concorrentes nesta nova eleição Francisca Rodrigues Costa (PT) e Maria da Conceição Pinheiro Melo, como candidata à vice.
Rio Grande do Sul
Os eleitores de Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul, também voltam às urnas para escolherem prefeito e vice-prefeito.
Em Triunfo, concorrem na nova eleição os seguintes candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente: Mauro Poeta (PMDB) e Gaspar Martins (PRB); Lino Viegas (PDT) e Roseli de Souza (PDT); Juvandir Pinheiro (PP) e Eleaine Pereira (PSDB); e Valdair Kuhn (PSB) e Ana Beatriz dos Santos (PSB). O município tem 23.019 eleitores.
No município de Fortaleza dos Valos, os 3.935 eleitores decidirão entre os seguintes candidatos: Adair Toledo (PDT) e Leonir Barichello (PT); e Janice Bock Oliveira e Giovane Nogueira, ambos pelo Partido Popular (PP).
Luiz Affonso Trevisan (PMDB) e seu vice Jurandir João Serena (PSB) e Armando Mayerhofer (PP), tendo como vice Júlio César Padilha dos Santos (PP), concorrem na nova eleição para prefeito de Sobradinho. Situado na chamada Região Centro-Serra do Estado, o município tem 11.110 eleitores.
Disputam a nova eleição para prefeito de Tucunduva os candidatos Paulo Roberto Schwerz (PMDB) e seu vice Anildo Freddo (PMDB), e Mateus Vicente Busanello (PP), que tem como vice Dionísio Fronza (PT). Localizada a 525 quilômetros de Porto Alegre, no noroeste do Estado, Tucunduva tem 4.872 eleitores, segundo dados do TSE de janeiro deste ano.
São Paulo
Mais de 17, 9 mil eleitores dos municípios de Eldorado, Coronel Macedo e Fernão voltarão às urnas neste domingo.
O município de Eldorado tem 11.916 eleitores, é estância turística no litoral sul do Estado e fica a 140 quilômetros da capital. Cinco chapas concorrem na nova eleição: Dinoel Pedroso Rocha (PV), com o vice Benedito Alves da Silva; Donizete Antônio de Oliveira (PTB), tendo como vice Franciny Ferreira; Irineu da Boaventura Pedroso (PCdoB) e Yassuo Yamane como vice; Eduardo Frederico Fouquet (PMDB), com Ivanir Beber; e Fernando Cláudio de Freitas (PSDB), com Drausio Mariano Pereira.
Coronel Macedo, que é atendido pela 236ª Zona Eleitoral de Taquarituba, fica na região sudoeste do Estado, a cerca de 300 quilômetros da capital São Paulo e tem 4.413 eleitores. Concorrem ao cargo Heliton Eduardo Ferruda Veiga (PTB), tendo como vice Edna Tonon Dias, e Edivaldo Neres Meira (PSDB), com o vice José Roberto Santinoni Veiga.
Fernão, que pertence à 47ª Zona Eleitoral de Garça, está situado no centro-oeste do Estado e conta com 1.574 eleitores. Possui uma área de apenas 100 quilômetros quadrados, próximo a Marília. São duas chapas concorrentes: Altemar Canelada Campos (PTB) e o vice Hatilton Fodra, e Adelcio Aparecido Martins (PR), tendo como vice Yoshiyuki Taniguti.
Pleitos já realizados
Até o momento, já foram realizadas novas eleições em 10 municípios: Guarapari, no Espírito Santo; Novo Hamburgo e Eugênio de Castro, no Rio Grande do Sul; Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará, em Santa Catarina; Camamu, na Bahia; e Bonito e Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul.
Ainda há a possibilidade de que novas eleições, referentes ao pleito de 2012, sejam marcadas em outros municípios brasileiros no decorrer deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.