quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mestrado será requisito mínimo para candidato a docente em universidades



By: INTERVALO DA NOTICIAS

A medida está prevista no projeto de autoria do senador Aloísio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. O projeto quer corrigir uma lei de 2012, ainda em vigor, que permite a contratação via concurso nas instituições federais de ensino superior de professores auxiliares com escolaridade mínima em nível de graduação. A relatora do projeto, senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, explicou que a matéria garante a qualidade de ensino na rede de instituições federais de ensino superior e está de acordo com as exigências da lei de diretrizes e bases da educação.
O Brasil forma mais de 12 mil doutores e 40 mil mestres por ano nas universidades nacionais. Como bem salienta o autor, mesmo considerando a necessidade de contratar novos professores, pra atender a expansão da rede federal de educação superior , não havia por que abrir mão do requisito mínimo estabelecido pela lei de diretrizes e bases para os docentes do setor.
Pela proposta, a contratação de professores sem mestrado ou doutorado poderá ser feita nos casos em que fica comprovado o notório saber e ainda permite que professores em regime de dedicação exclusiva possam participar, com autorização da universidade onde atuam, de projetos de cooperação para o desenvolvimento tecnológico do pais com outras instituições ou com empresas. Com a aprovação na Comissão de Educação, o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados. Na mesma reunião, os senadores aprovaram a recondução de Manoel Rangel Neto ao cargo de diretor presidente da Agencia Nacional do Cinema, a Ancine. A decisão segue para aprovação do Plenário do Senado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.