segunda-feira, 11 de março de 2013

Núcleo Regional de Educação tem nova diretoria



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua) Imagem: Sidnei Jorge

Sob nova direção. Desde sexta-feira, 8, o Núcleo Regional de Educação (NRE) tem um novo comandante. O reboucense, Cleto Antonio Castagnoli, formado em Educação Física, assumiu o cargo que estava sendo ocupado pelo professor José Antonio Pianaro, que permaneceu dois anos à frente da instituição. A posse oficial do novo chefe do NRE aconteceu durante cerimônia na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças.
Com grande experiência na área de ensino, Castagnoli atua há 30 anos na rede estadual de ensino. Formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o professor iniciou sua trajetória na cidade de Campina Grande do Sul, na região Metropolitana de Curitiba. Depois disso, ele voltou para sua cidade natal onde atuou boa parte de sua carreira nas escolas do Faxinal dos Francos e Maria Ignácia. No currículo, Castagnoli ainda possui especializações em “Didática Aplicada à Educação”, “Gestão de Pessoas em Educação”. Ele ainda integrou a primeira turma do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), entre os anos de 2007 e 2008. 
O cargo de Chefe do Núcleo Regional de Educação não é novidade para o reboucense.  Em 2003, Castagnoli comandou a instituição durante três meses no fim da gestão do ex- governador Jaime Lerner.
Presidente do PSDB em Rebouças, o novo chefe do NRE, destaca que sua amizade com o presidente da Amcespar, Claudemir dos Santos Herthel, atual prefeito do município, foi decisiva para indicação do seu nome para substituir Pianaro. Castagnoli diz que sua meta é transformar o Núcleo em um parceiro das escolas, prefeituras e secretárias de educação. “Essa experiência que já tenho na área de educação ajuda a atender a proposta do governador. Sabemos das dificuldades, mas esperamos contar com a ajuda dos profissionais do Núcleo para atender da melhor forma possível os nove municípios atendidos na região”, afirma
A professora Stella Maris Fadel Nascimento será a assistente técnica de Castagnoli. Stella irá substituir Itamar Vaz Toniolo, que era o braço direito do ex- chefe do Núcleo.
O novo comandante diz que durante o momento de transição poderão ocorrer novas substituições em alguns cargos de chefia do Núcleo. Mesmo assim, Castagnoli destaca que as mudanças serão pontuais e atendendo uma metodologia de trabalho de não prejudicar ninguém. “Vamos ajustar os departamentos e ver quais são os pedidos e melhorias solicitadas pelos funcionários”.
Educação no PR
O novo chefe do NRE entende que houve um avanço na educação do Paraná desde que o vice-governador Flávio Arns, assumiu o comando desta pasta. Castagnoli destaca que o governador Beto Richa tem procurado investir uma parcela grande dos recursos na educação. “Prova disso, foi que na semana passada houve a liberação de R$ 350 milhões para reformas, construções, conclusões de novas escolas”, lembra.
Castagnoli comenta que o governo do estado tem priorizado o atendimento aos profissionais da educação. Ela inda comemora a abertura do concurso público para contratação de mais de 13 mil professores e lembra que os 33% de hora atividade, reivindicação antiga da categoria, está sendo implantado gradativamente em todas as escolas.
“Inegavelmente houve um avanço embora ainda aconteçam algumas contestações da APP Sindicato que está com um indicativo de greve para o dia 13. Sabemos das dificuldades dos diretores, professores, pedagogos no dia a dia, mas acreditamos em uma parceria com os pais para que eles participem mais da vida escolar dos filhos e venham para escola”, avalia.

  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.