terça-feira, 12 de março de 2013

Imprensa internacional faz reportagens em Toledo, Oeste do Paraná



By: INTERVALO DA NOTICIAS

Desde que o nome de Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, começou a despontar como um dos cardeais que poderá se tornar papa no conclave iniciado nesta terça-feira (12), jornalistas de várias partes do mundo estão interessados em mostrar a cidade de Toledo, no Oeste do Paraná, onde dom Odilo passou toda a infância e iniciou sua formação religiosa.

Na semana passada, conceituados veículos de comunicação como a BBC (Inglaterra), The Washington Post (Estados Unidos), Corriere della Sera (Itália), entre outros, procuraram a família Scherer para mostrar um pouco da história do cardeal gaúcho de nascimento, mas que desde os três anos de idade viveu no distrito de Dois Irmãos, em Toledo. Também passaram pela cidade jornalistas do Japão e Portugal.
Escolhido para ser o porta-voz da família, o professor Flávio Scherer, passou os últimos dias atendendo jornalistas do Brasil e exterior. Na manhã de segunda-feira (11), em pouco mais de uma hora enquanto a reportagem da Gazeta do Povo esteve na casa do professor, Scherer recebeu cinco ligações de veículos de comunicação, uma delas dos Estados Unidos.
A família de 12 irmãos está espalhada por todo o Brasil, mas todos têm a mesma visão quando o assunto é Dom Odilo Scherer. “Eu falo [com a imprensa] porque me delegaram para falar, mas a minha fala é a de todos”, diz o professor. O momento na família, segundo ele, é de aguardar o resultado do conclave com prudência.
Na avaliação de Flávio Scherer, mesmo que Odilo não se torne papa o futuro cardeal que assumir a cadeira que ficou vazia com a renúncia de Bento XVI terá os olhos voltados para o Brasil. “Nunca o Brasil chegou tão longe no processo de escolha e isso vai mexer com o futuro da igreja [brasileira]. O futuro papa vai olhar com mais atenção ao Brasil e América Latina. Tenho a impressão que, de qualquer forma, a contribuição que dom Odilo dará para o futuro papa será muito importante. Será ouvido, sem dúvida, na condição de cardeal, afinal a função de cardeal é ser assessor do papa”, comenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.