terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SEMA/IAP divulga nota sobre os parques São João e São Francisco



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)



Na semana passada a nossa região recebeu a visita do Secretário do Meio Ambiente do Paraná, Jonel Iurk. Iurk esteve presente nas cidades de Prudentópolis e Guarapuava. Em Prudentópolis sua presença foi para acertar os últimos detalhes sobre o inicio das obras no Parque São João. Sobre o São João, vários internautas, levantaram a questão pela demora do inicio das obras. Já em relação sobre São Francisco, a questão levantada foi como é que seria administrado o parque, já que existe uma pendência, por divisas entre Prudentópolis e Guarapuava. A alguns anos atrás Guarapuava faz sua divulgação que o São Francisco pertence a aquele Município, mais já de muito tempo, que foi Prudentópolis usava como o Salto como seu território.  Outra questão levantada pelos internautas foi do o porque do anuncio da criação do Parque ser na cidade de Guarapuava e sem nenhuma presença de autoridades de Prudentópolis. 

Em virtude desta polemicas, a SEMA/IAP divulgou uma nota junto ao INTERVALO DA NOTICIAS:
Tendo em vista algumas dúvidas levantadas a respeito do Parque Estadual Serra da Esperança (no qual se insere o Salto São Francisco) e do Monumento Natural Estadual Salto São João, por ocasião da visita do secretário de Meio Ambiente Jonel Nazareno Iurk a região nos dias 10 e 11 de janeiro,a qual estive presente, o mesmo solicitou a esta Assessoria de Comunicação Social da SEMA a divulgação dos seguintes esclarecimentos:
- A região centro-sul do Paraná abriga importantes remanescentes da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias), e por isso mesmo esta inserida no Programa Bioclima Paraná que visa recuperar a biodiversidade em nosso estado;
- A Serra da Esperança é uma formação geológica extensa, que praticamente une as principais bacias hidrográficas do nosso estado - Iguaçu, Piquirí, Ivaí e influencia parte do Tibagi. Sua vegetação, ainda que alterada e em contínuo processo de degradação, funciona como corredor biológico para o fluxo gênico de espécies da flora e fauna do Bioma Mata Atlântica. Do ponto de vista hídrico, funciona como “cabeceiras” de diversos afluentes das bacias citadas. Por isso a importância de sua proteção com a criação de unidades de conservação (UC) de proteção integral como os Parques;
- A criação do Parque Estadual Serra da Esperança, com área aproximada de 6.000 hectares, e abrangência de três municípios (Turvo, Guarapuava e Prudentópolis) tem como finalidade principal a proteção da biodiversidade e os recursos hídricos. Informamos que um dos atributos para uma UC ser classificada como Parque é possuir atrativos cênicos. É o caso das cachoeiras da escarpa da Serra da Esperança.
- Sendo Parque Estadual a gestão será do IAP, com recursos humanos e financeiros do governo paranaense. O plano de manejo do parque definirá a área de uso público (para visitação), onde ocorrerão investimentos em infraestrutura como o Centro de Visitantes, trilhas, mirantes, estacionamento, Casa de Hóspedes (para pesquisadores) etc. Quando a área de uso público é bem estruturada passa a ser um importante instrumento de apoio ao ecoturismo. É importante lembrar que se trata de uma estrutura pública estadual com acesso a todos, diferente de áreas privadas.
- Nas pautas previstas para as reuniões em Guarapuava e Prudentópolis, dentre vários temas locais e específicos, o secretário informou aos dirigentes locais o andamento do processo de consolidação do Parque, especialmente quanto à questão fundiária. Vale o registro de que, como no caso do Monumento Natural Estadual do Salto São João, o IAP/Governo Estadual praticamente não despenderão recursos financeiros para aquisição da maior parte das áreas.
- Note-se que a questão do litígio sobre as divisas entre Guarapuava e Prudentópolis, em um primeiro momento, não provoca impacto significativo sobre a criação do Parque. A solução da questão será importante para o rateio do ICMS Ecológico a que cada município integrante do parque terá direito e principalmente por aspectos sociais, culturais e históricos que envolvem as comunidades locais. O secretário Iurk determinou que, quando o perímetro definitivo do parque for concluído (março/2013), o ITCG irá examinar a questão das divisas com total isenção e, especialmente, com a qualidade técnica que o caso exige.
- De forma resumida segue o cronograma preliminar definido pela SEMA/IAP sobre o Parque Estadual Serra da Esperança: mapeamentos e levantamentos fundiários (março 2013); regularização documental e posse (agosto 2013); plano de manejo emergencial e projetos para área de uso público (setembro); inauguração de obras (janeiro/fevereiro 2014).
- Cronograma preliminar sobre o Monumento Natural Estadual do Salto São João - regularização documental etapa 2 (fevereiro 2013); plano de manejo emergencial e projetos para área de uso público (abril 2013); inauguração de obras (outubro/ novembro 2013).
Finalizando, o secretário Jonel Iurk reafirma sua plena convicção de que a consolidação do Parque Estadual Serra da Esperança e do Monumento Natural do Salto São João, será um marco extraordinário para a biodiversidade e também para o ecoturismo da região. De acordo com o secretário Jonel Iurk, ”tal como seu pai, o Governador José Richa, que em sua época viabilizou a eletrificação rural em Prudentópolis, o Governador Beto Richa, que tem muito apreço pela região, já viabilizou os recursos para que as duas Unidades de Conservação cumpram suas finalidades. Dois grandes marcos para nosso município””.
ACS-SEMA
Jornalista Rodrigo Disconzi
rodrigoimprensa@sema.pr.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.