segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Prefeito Claudemir de Rebouças é presidente da AMCESPAR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub, com reportagem de Sidnei Jorge (Radio Najua) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

O ano de 2012 foi de renovação na política de Irati e região. Dos dez prefeitos eleitos na região Centro-Sul apenas dois vão dar continuidade ao trabalho iniciado em 2009. Curiosamente um dos novatos terá mais um grande desafio. Além de comandar a prefeitura de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel (PSDB), ainda irá presidir a Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), no próximo biênio (2013-2014). O tucano foi escolhido durante Assembleia realizada na sede da entidade na manhã de sexta-feira, 21. O encontro não foi aberto à imprensa e demais presentes, que precisaram aguardar mais de 1h30 até que fosse anunciado o nome do novo presidente da entidade.  O detalhe foi que a reunião deveria ter começado às 9 h, fato que não se confirmou devido ao atraso de alguns prefeitos. Com isso, a programação se estendeu e somente por volta das 11h50 foi divulgado o resultado da Assembleia. Inicialmente três candidatos almejavam disputar a presidência da Amcespar. Porém, para o prefeito de Mallet, Rogério de Almeida (PV), a disputa terminou mais cedo. Como o município possui dívidas com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Almeida foi impedido de concorrer ao cargo. O estatuto da Amcespar proíbe que municípios inadimplentes possam assumir a presidência da entidade. Em seguida, os prefeitos da região se reuniram a portas fechadas e optaram em chegar a um consenso com os outros dois postulantes a vaga. Com isso, foi formada uma chapa única formada pelo Presidente, Claudemir, e pelo Vice, Gilvan Agibert (Prudentópolis). O prudentopolitano também era um dos pré-candidatos a presidência, mas abdicou do cargo.
Agenda política do novo Presidente
O novo presidente da Amcespar comenta que seu objetivo é estabelecer um contato mais direto com o governo do Estado. Para cumprir essa meta, Claudemir conta com a união dos prefeitos e o fim das bandeiras partidárias.  O prefeito de Rebouças repassou a imprensa que terá um calendário de reuniões e encontros com a equipe técnica de Richa, a partir desta semana. Na terça-feira, 22, Claudemir viaja para Curitiba para formalizar o contrato que prevê a destinação de três patrulhas rurais para o Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Regional (Conder), do qual fazem parte os dez municípios da Amcespar, mais Ivaí e Ipiranga, na região dos Campos Gerais. A assinatura do convênio será concretizada durante encontro com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. No mesmo dia, está prevista uma reunião com representantes do Campus Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em pauta estará à possibilidade de o Instituto oferecer o curso de apicultura. Já para a próxima semana, o Presidente da Amcespar pretende formalizar uma comitiva com os prefeitos da região para conversar com o governador.
Inclusão de novos integrantes
A inclusão de novos municípios na Amcespar é vista com bons olhos por Claudemir. O Presidente destaca a volta de Imbituva, que volta a integrar a entidade depois de quatro anos de ausência, e a possibilidade da cidade de Ivaí migrar para a Amcespar. “Estamos buscando contato com Ivaí porque devemos nos somar aos municípios com as mesmas características, perfil e dificuldades dentro da agricultura”, analisa.
Inexperiência Mesmo sendo considerada uma cara nova na política, pois nunca exerceu funções do executivo (prefeito e vice) ou legislativo (vereador), Claudemir acredita que esse fator não irá influenciar negativamente. “Como servidor público já acompanhei várias administrações. Não fui gestor, mas sei da incumbência e da capacidade da Amcespar. Conheço a legislação e sei o que é importante para o desenvolvimento da região”, avalia. Claudemir dos Santos Herthel (PSDB) foi o prefeito eleito mais jovem da região Centro-Sul, com 33 anos. Para Gilvan esse fato não interfere no modo de conduzir a prefeitura ou até mesmo a Amcespar, como é o caso. “Precisamos respeitar a opinião do povo. O novo pode ter mais experiência que o prefeito que já exerceu esse cargo anteriormente. A única vantagem no nosso caso se refere à facilidade e o maior contato pessoal com o governo estadual e federal. Não vejo demérito nenhum nos iniciantes”, avalia.
Vice-Presidente
Em entrevista a reportagem da Najuá, Gilvan afirmou que os prefeitos possuíam certa tendência e vontade de eleger Claudemir como presidente, justamente pelo fato do reboucense ser colega de partido do Governador, Beto Richa, e do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Valdir Rossoni.
Segundo Gilvan, esse fato pode contribuir para que a Amcespar receba uma atenção maior do governo do Estado, seja em ações, projetos ou na busca de recursos pensando no desenvolvimento da região.
Chega de "migalhas"
O prefeito de Prudentópolis voltou a criticar os políticos da esfera estadual, conforme ocorreu em entrevista na semana passada a equipe de jornalismo da Najuá. Na oportunidade, Gilvan disse que os municípios da região têm recebido recursos escassos (migalhas) nos últimos anos. O prefeito ainda relatou que sente ciúme e inveja das regiões Sudoeste e Norte, por exemplo, que tem recebido uma grande parcela de investimento nos últimos anos. O prudentopolitano diz que seu desabafo deve servir de sinal de alerta para os novos gestores municipais que devem cobrar um trabalho diferenciado na região. “Precisamos mudar o conceito que a região Centro-Sul é o caminho da fome e tem o Índice de Desenvolvimento Humano [IDH] mais baixo. Nossa região tem 200 mil habitantes e cerca de 150 mil eleitores. Temos uma força e devemos lutar para que isso seja colocado em prática”, enaltece.
Confira a entrevista dos prefeitos Claudemir e Gilvan para Rádio Najua:

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.