quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Justiça proibe que manifestantes fechem a BR-277 em Campo Largo



By: INTERVALO DA NOTICIAS


A concessionária Rodonorte, responsável pela administração do trecho da BR-277 entre Curitiba e o interior do estado, conseguiu um interdito proibitório para impedir o fechamento da rodovia programado para a tarde desta quarta-feira (14) na altura do km 110, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba. Ainda assim, os cerca de 500 manifestantes que se reúnem no local prometem fechar a BR mesmo contrariando a ordem judicial. Os moradores da região protestam contra o fechamento do acesso à rodovia pela Estrada Figueiredo, no bairro Cercadinho. O bloqueio foi feito pela Rodonorte há cerca de seis anos, quando assumiu a rodovia. Com isso, os moradores do bairro que querem seguir em direção a Curitiba têm que ir até o centro de Campo Largo e rodar 12 km para conseguir entrar na rodovia sentido capital. “Não queremos nem saber. Ninguém agüenta mais isso. Se querem prender, que prendam, mas vamos fechar a rodovia”, afirmou um dos manifestantes por volta das 15h30. Os moradores querem que a Rodonorte construa uma trincheira no local, mas a concessionária informou que esta obra não está prevista no contrato de concessão. Segundo a Rodonorte, o projeto para a trincheira está pronto, mas depende da liberação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) - (ver nota abaixo).
Várias viaturas da Polícia Rodoviária Federal e Militar estão na região para orientar o tráfego e impedir o bloqueio. “Temos uma ordem judicial para que ninguém feche a rodovia. Quem tentar bloquear a BR-277 automaticamente será preso”, informou um policial aos manifestantes. A situação é tensa no local e o tráfego segue lento em direção ao interior neste início de feriado prolongado. Muitos motoristas, curiosos,  passam lentamente o que complica o fluxo na saída de Curitiba em direção ao interior.
Rodonorte
Segue nota da Rodonorte, na íntegra:
"A concessionária foi informada a respeito de uma possível manifestação programada por moradores da região do KM 110, em Campo Largo, através de comunicado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a Instituição, os moradores pretendem bloquear a rodovia, causando transtornos à coletividade, visando requerer a construção de uma trincheira no local.
Sobre este tema, a concessionária atenta sobre os seguintes pontos:
1.    Sobre o possível bloqueio, a empresa desaconselha aos moradores qualquer manifestação na rodovia, sob qualquer hipótese – devido aos riscos à segurança dos próprios manifestantes, riscos de acidentes e prejuízos aos usuários. Tal atitude por parte dos moradores é especialmente desaconselhada nesta véspera de feriado, quando milhares de pessoas devem sair de suas casas para viajar pelo estado ao encontro de familiares e amigos.
2.    Com base nas informações, a empresa obteve judicialmente interdito proibitório sobre os organizadores do bloqueio visando garantir a fluidez da rodovia e evitar transtornos aos usuários. A eficácia desta decisão judicial é extensiva a qualquer pessoa que vise prejudicar a fluidez do tráfego e será garantida pela Polícia Rodoviária Federal.
3.    Sobre os pedidos para construção de uma trincheira no local, a concessionária informa que recebeu e aceitou diversos convites de conversas com comunidades da região. Foram realizadas, com a participação ativa da concessionária, audiências públicas e encontros na Câmara de Vereadores, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Balsa Nova, na comunidade e na sede da empresa. Em todas as oportunidades, colocou-se ao lado da comunidade em busca de uma solução para melhorar a segurança e a acessibilidade.
4.    Neste sentido, a CCR RodoNorte comprometeu-se a realizar e já realizou projeto funcional para a construção de uma trincheira no local, apresentando-o ao poder concedente, representado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o que é de conhecimento das lideranças comunitárias. Também é de conhecimento da comunidade de que a possibilidade de construção da passagem em desnível está condicionada à inclusão desta obra entre as obrigações do contrato de concessão da empresa com o poder concedente. Qualquer inclusão ou exclusão de investimentos dentro do programa depende diretamente da anuência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).




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