quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SERIE A - 31ª Rodada - Jogos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Globo Esporte Imagem: Divulgação
  
Em queda, Bota e Vasco duelam para manter viva a meta da Libertadores


Mesmo separados por nove pontos e cinco posições, Vasco e Botafogo tentam manter, às 21h (de Brasília) desta quinta-feira, no Engenhão, o mesmo objetivo para salvar a temporada de um fiasco: ir à Libertadores de 2013. O sonho é bem mais palpável no caso dos cruz-maltinos, que permitiram que o São Paulo tomasse a quarta posição e abrisse dois pontos de vantagem recentemente, em tese, não tão difíceis de se recuperar. Para os alvinegros, o trabalho será mais ingrato, já que a tabela aponta 12 pontos de distância para o sonho do G-4. O clássico, portanto, vale a sobrevida de dois times que vivem mau momento no Campeonat Brasileirão.Rodrigo Nunes de Sá (RJ) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ). Rodrigo Nunes arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 35 faltas, aplicou três amarelos, um vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,29 vermelho, 36,8 faltas e 0,22 pênalti.

Botafogo: com a volta de Seedorf confirmada, Oswaldo de Oliveira ainda tem segredos a desvendar para o clássico contra o Vasco. Ele não terá Lucas e Andrezinho, suspensos, e escondeu o nome de seus substitutos e até o sistema que utilizará, com um ou dois atacantes. O time deve entrar em campo com Jefferson, Lennon, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Seedorf e Fellype Gabriel; Elkeson e Rafael Marques.
Vasco: principais nomes da equipe, Dedé e Juninho estarão de volta. Rodolfo volta para o banco de reservas, e Carlos Alberto só não segue o mesmo caminho porque Alecsandro foi vetado por lesão e não há outro atacante no elenco. Wendel será mantido na lateral. A equipe, então, deve ser a seguinte: Fernando Prass, Jonas, Dedé, Douglas e Wendel; Nilton, Fellipe Bastos, Felipe e Juninho; Eder Luis e Carlos Alberto.
* Este é o quarto confronto entre Vasco e Botafogo em 2012. Nos três anteriores, todos no Engenhão, houve duas vitórias do Botafogo (ambas por 3 a 1 e pela Taça Rio, uma delas na final) e uma do Vasco (1 a 0, pelo Brasileiro).
* O clássico Vasco x Botafogo tem sido garantia de muitos gols. Desde o último 0 a 0, pelo Campeonato Brasileiro de 2006, as duas equipes se enfrentaram 19 vezes, com média de gols de 3,47 por jogo. Os destaques foram o empate por 4 a 4 pela semifinal da Taça Rio em 2007; duas goleadas botafoguenses por 4 a 0 nos Brasileiros de 2007 e 2011; e a goleada vascaína por 6 a 0 na Taça Guanabara de 2010.

São Paulo aposta no Morumbi contra o Atlético-GO, que busca um milagre
O momento não poderia ser melhor. Dos últimos 18 pontos que disputou no Campeonato Brasileiro, o São Paulo conquistou 16 e, após 30 rodadas de perseguição, o time finalmente entrou no G-4 da competição com tem números no segundo turno similares ao do líder Fluminense. Na noite desta quinta-feira, a equipe aposta em seu excelente aproveitamento no Morumbi para ratificar o momento de arrancada. O time recebe o lanterna Atlético-GO, que precisa de uma grande combinação de resultados para escapar do rebaixamento para a Série B.Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (Fifa/RJ) e Marcelo Bertanha Barison (RS). Márcio Chagas arbitrou 11 jogos no Brasileirão, marcou 409 faltas (média de 37,1 por jogo), aplicou 59 amarelos (média de 5,4 por jogo), dois vermelhos (média de 0,18 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,18 por jogo). O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,29 vermelho, 36,8 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas e três dos goianos: Bahia 1 x 0 São Paulo, pela 21ª rodada, Vasco 1 x 0 Atlético-GO, pela nona rodada, Atlético-GO 0 x 2 Cruzeiro, pela 20ª rodada, e Fluminense 1 x 2 Atlético-GO, pela 25ª rodada.
São Paulo: sem problemas de lesão ou suspensão, Ney Franco escalará o que tem de melhor e apostará mais uma vez no esquema 4-3-3. Denilson, recuperado de lombalgia, volta após ter desfalcado o time na vitória sobre o Figueirense. Lucas retornou da seleção brasileira e, após um dia de descanso, tem presença garantida. O time entrará em campo com: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo.
Atlético-GO: Artur Neto tem a tão sonhada possibilidade de repetir a escalação do time, porém, não deverá fazê-lo. Todos os titulares que venceram o Internacional na rodada passada estão à disposição do técnico, mas Pituca e Carlos estão cotados para entrarem na equipe e reforçarem ainda mais o sistema de marcação. Caso as novidades sejam confirmadas, Marino e Ernandes perderão espaço. O Dragão entrará em campo com quatro volantes. A provável formação rubro-negra tem Márcio; Adriano, Diego Giaretta, Gustavo e Eron; Pituca, Carlos (Ernandes), Dodó e Mahatma Gandhi; Ricardo Bueno e Felipe.
* O São Paulo não perde um jogo no estádio do Morumbi há dois meses. A última derrota foi no dia 12 de agosto, para o Grêmio, por 2 a 1. De lá para cá, o time disputou oito jogos, venceu sete, empatou um, marcando 19 gols e tomando apenas dois.
* Desde que foi promovido a Série A, o Atlético-GO disputou 11 partidas na cidade de São Paulo e o aproveitamento não é dos melhores. O time venceu dois jogos, empatou quatro e perdeu cinco, totalizando o índice de 30,3%.
* O aproveitamento do Atlético-GO como visitante é o quinto pior do Campeonato Brasileiro. Em 15 jogos, a equipe venceu apenas uma vez (bateu o líder Fluminense), teve cinco empates e perdeu nove vezes. O aproveitamento é de 17,2%.

Desesperado, Sport recebe a Ponte Preta, que tenta afastar risco de queda
Sport e Ponte Preta se encontram nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro, às 21h, com um único pensamento: ficar na Série A. A missão da Macaca é mais simples. Com 37 pontos, o time tem poucos riscos de cair para a área de degola faltando poucas rodadas para o fim do Brasileirão. O Leão tem dez pontos a menos e só a vitória interessa caso o clube queira manter o sonho de seguir na Série A.Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ). Wilton Pereira arbitrou dez jogos no Brasileirão, marcou 429 faltas (média de 42,9 por jogo), aplicou 64 amarelos (média de 6,4 por jogo), sete vermelhos (média de 0,7 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,29 vermelho, 36,8 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Atlético-MG 2 x 2 Ponte Preta, pela 20ª rodada.
Sport: com vários desfalques, o técnico Sérgio Guedes teve que realizar algumas improvisações para escalar a equipe para o duelo contra a Ponte Preta. Com isso, o meio-campo Marquinhos Gabriel ganhou a vaga deixada por Hugo. Mesmo sendo bastante criticado, Gilsinho segue como titular no ataque rubro-negro ao lado de Felipe Azevedo. O Leão deverá entrar em campo com Saulo; Cicinho, Aílson, Diego Ivo e Reinaldo ;Tobi, Rithely, Reinaldo (Moacir) e Marquinhos Gabriel; Gilsinho e Felipe Azevedo.
Ponte Preta: com desfalques na equipe titular, Guto Ferreira foi obrigado a mexer em todos os setores da Macaca para a partida desta noite. Na defesa, Tiago Alves - homem de confiança do treinador - ganha nova chance no lugar de Ferron. No meio, Marcinho substitui Nikão, enquanto Giancarlo assume a vaga de Roger no ataque. A quarta e última mudança será entre o meio e o ataque. Opção de velocidade para o contra-ataque, Rildo deve completar o trio ofensivo. Assim, a Ponte deve entrar com: Edson Bastos; Cicinho, Tiago Alves, Diego Sacoman e João Paulo; Baraka, Renê Júnior e Marcinho; Luan, Giancarlo e Rildo.
* Das nove partidas entre Sport e Ponte Preta pela Série A, apenas duas delas ocorreram no Recife. Na primeira oportunidade, dia 19/02/1978, vitória do Sport por 1x0 (Roberto), na Ilha do Retiro. No segundo confronto, dia 13/03/1983, nova vitória do Sport, por 2x0 (Denô e Wilson Carrasco), no Arruda.
* Ponte e Sport também têm quatro confrontos pela Série B do Campeonato Brasileiro, com uma vitória para cada lado (Ponte 3x1/2010; Sport 3x1/2011) e mais 2 empates (1x1/2010; 1x1/2011), com 6 gols marcados por cada equipe.
* No cômputo geral (Série A e B), Ponte Preta e Sport já se enfrentaram em 13 oportunidades, com 6 vitórias para a Ponte, 3 do Sport e 4 empates. Foram marcados 18 gols a favor da Ponte, contra 13 do Leão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.