quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Irati proibe caminhões com mais de 7 toneladas em ruas do centro

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Radio najua Imagem: Divulgação

O tráfego de caminhões com peso acima de sete toneladas está sendo restrito na área urbana de Irati em algumas ruas e em horários específicos. A medida, que já vem sendo implantada pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo há algum tempo, tem o objetivo de desafogar o trânsito das principais ruas da malha urbana nos dias úteis da semana. Dados fornecidos pelo Detran/PR justificam a preocupação. Observado o período de seis anos, de setembro de 2006 a setembro deste ano, a frota circulante em Irati cresceu a uma média de mais de 1900 veículos ao ano, passando de 16.299 naquele levantamento, para os atuais 27.898 em 2012, segundo as últimas informações publicadas na página oficial do Detran/PR. Isto representa um aumento de 71,16% dos veículos do município, sem contar o constante fluxo de carros das cidades vizinhas que circulam por Irati, em função de sedes regionais de autarquias estaduais e federais que aqui estão situadas.Com a conclusão da Avenida Perimetral João Stoklos e dos demais trechos pavimentados que compõem o corredor “Linha Viva”, o tráfego de veículos pesados de um ponto a outro da cidade foi totalmente equacionado e os caminhões que necessitarem efetuar carga e descarga no trecho central da área urbana, precisarão obedecer aos horários normatizados pela secretaria. Com toda a sinalização já instalada, caminhões acima de 7 t estarão restritos ao tráfego nestas vias, de segunda a sexta, das 09 às 19h, e aos sábados, das 9 às 13h. Aos domingos e feriados a regulamentação não vigora e estes veículos poderão circular por estas vias.
Ruas
Estão restritas ao tráfego de caminhões com mais de 7 t, nos horários acima mencionados, as ruas:
Munhoz da Rocha, na extensão da Rua Carlos Thoms, até seu final, na confluência com a Rua Doutor Correia e Avenida Vicente Machado;
15 de julho, no trecho que vai desde a Rua Coronel Emílio Gomes até o início da Rua Conselheiro Zacarias, na rotatória da Rua da Liberdade;
Coronel Emílio Gomes, desde a Rua 15 de Julho até o encontro com a Rua Padre Paulo Warcovcz, imediações do SESI;
Vicente Machado, desde o final da Rua Munhoz da Rocha, até a Rua Doutor Fernando Seiller Rocha;
Doutor Correira, desde a Praça da Amizade, proximidades da prefeitura, até o cruzamento com a Rua Coronel Pires;
Alferdo Bufrem, no trecho entre as ruas 15 de Julho e Doutor Correia;
Barão do Rio Branco, desde a Rua Alfredo Bufrem até a Rua Coronel Pires;
Coronel Gracia, em toda a extensão que vai da rotatória da Rua da Liberdade, até o encontro com a 19 de Dezembro, proximidades da Praça Magdalena Anciutti;
19 de dezembro, no pequeno segmento entre a rotatória do alto da 15 de Novembro até o início da Rua Coronel Grácia, passando em frente ao Colégio Nossa Senhora das Graças;
15 de novembro, partindo do semáforo na Rua da Liberdade até o cruzamento com a Rua Coronel Pires, proximidades da Escola Duque de Caxias;
Padre Paulo Warcovcz, desde o final da Rua Coronel Emílio Gomes, imediações do SESI, subindo em direção ao trecho em que passa a se chamara Rua José Dama Soares, no cruzamento com a Rua Fernando Seiller Rocha.
Adequações necessárias
“O trânsito em Irati está crescendo muito, e várias medidas para adequar o tráfego e minimizar o problema decorrente dele são extremamente necessárias”, explica o Secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Diórgenes Ditrich. Segundo ele, é preciso que o comércio tente seguir estes horários para carga e descarga de seus produtos e mercadorias, como já aconteceu com outras cidades de porte médio ou semelhante a Irati, que igualmente sofrem com o crescimento exponencial da frota de veículos e tiveram que buscar alternativas. Ditrich explica que além das cerca de 20 placas de sinalização quanto à limitação dos veículos pesados posicionadas nos principais cruzamentos e entradas das vias restritas, outras 15 estão instaladas nos meios de quadras e pontos estratégicos, especificando os horários de carga e descarga.  “A regulamentação do tráfego pesado na área central é mais uma das fases necessárias para organização do ESTAR, o estacionamento regulamentado, e mais um complemento para melhoria do sistema viário urbano em Irati”, finaliza Ditrich.


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