quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Definida formula do Paranaense 2013



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Gazeta do Povo Imagem: Hugo Harada (Gazeta do Povo)

 A final do Campeonato Paranaense de 2013, não terá decisão por pênaltis. Essa foi a principal alteração das regras da disputa, definidas na tarde desta quarta-feira (17) no Arbitral da Federação Paranaense de Futebol (FPF) com a presença de dirigentes dos 12 clubes participantes.A partir do ano que vem, o saldo de gols nas duas partidas finais é que será o critério de desempate para definir o campeão. A disputa começa 19 de janeiro e termina uma semana antes do Campeonato Brasileiro, aproximadamente na primeira quinzena de maio. Se as duas partidas finais terminarem empatadas ou com resultados iguais para cada lado, o critério de desempate será a melhor campanha nos dois turnos. O Arbitral manteve o formato de turno e returno, com as equipes se enfrentando em partidas de ida e volta. Se a mesma equipe vencer os dois turnos, é campeã direta. Caso contrário, o vencedor de cada etapa decide o campeonato em duas partidas finais.“Eu acho bacana esse modelo porque o clube que ganhar o primeiro turno e no segundo turno não estiver bem vai ter que continuar lutando para ter o privilégio de tentar ter benefícios na final do campeonato”, disse o presidente da FPF, Hélio Cury.A proposta de extinção das cobranças de pênaltis da final foi feita em conjunto pelos dirigentes do Coritiba e Cianorte. O Atlético foi votou a favor da manutenção dos penais como critério de desempate na decisão. Para André Mazzucko, coordenador das categorias de base e representante do Coxa no Arbitral, é um formato que beneficiará a todas as equipes. “Para nós, acredito que seja a mesma opinião de Atlético e Paraná, é um calendário atrativo para que a gente possa colocar jogadores no time e possa estar monitorando e se preparando para os campeonatos nacionais. E para os times do interior também é interessante porque é um campeonato recheado até o final dele”.Outra mudança da disputa é que apenas uma equipe se classificará à Série D do Campeonato Brasileiro. Até 2012, duas equipes se classificavam. Com o novo formato da Série D, com 32 representantes - um de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal, mais as quatro equipes rebaixadas da Série C e uma vaga que a CBF irá definir o critério de classificação -, o Paraná deixa de ter duas vagas na disputa.

Atlético
O Arbitral também discutiu os mandos de jogos do Atlético no Estadual. Como a Arena da Baixada não ficará pronta para a competição, o Furacão terá de procurar um estádio para os clássicos, já que o Ecoestádio não comporta partidas deste nível. No Paranaense deste ano,os mandos de jogos atleticanos causaram uma série de polêmicas. O Rubro-Negro queria utilizar o Couto Pereira, que foi negado pelo Coritiba - a disputa chegou à esfera jurídica desportiva, com o Coxa vencendo em todas as instâncias.
Foi decidido que o Rubro-Negro tem até o dia 30 de outubro para negociar com Coritiba e Paraná e decidir onde irá disputar as partidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.