quarta-feira, 5 de setembro de 2012

SERIE A - 22ª Rodada - Jogos



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Globo Esporte  Imagem: Divulgação
  
De cara nova, mas sem identidade, Fla pega a Ponte Preta empolgada


Já passa da hora de o Flamengo decidir se vai ser um time em processo permanente de formação ou emplacar no Campeonato Brasileiro. A evolução que parecia evidente com a chegada de Dorival Júnior acabou freada pelos três últimos resultados: empates com Botafogo e Sport e derrota por goleada para o Inter. O Rubro-Negro continua vagando pelo meio da tabela. Afastado da zona de rebaixamento e distante do G-4. O resultado contra o Colorado deixou a luz da desconfiança acesa e reforçou a necessidade de reação imediata. Sem contar o tema Adriano, que tumultuou o início de semana da equipe com as duas faltas a treinos do camisa 10. Ele foi advertido pela diretoria e corre risco de ter o contrato rescindido em caso de nova ausência. Nesta quarta-feira, os cariocas recebem a Ponte Preta, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 22ª rodada, às 19h30m (de Brasília). Elmo Alves Resende (GO) apita a partida, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG). Elmo Resende arbitrou seis jogos no Brasileirão, marcou 213 faltas (média de 35,5 por jogo), aplicou 32 amarelos (média de 5,3 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,67 por jogo) e um pênalti (média de 0,17 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas na Série A deste ano: Ponte Preta 4 x 1 Coritiba, pela nona rodada.

Flamengo: o técnico Dorival Júnior terá de fazer duas mudanças na equipe titular. O zagueiro Marcos González e o volante Victor Cáceres vão defender as seleções do Chile e do Paraguai, respectivamente. Na zaga, Thiago Medeiros deve jogar ao lado de Welinton. No meio, Muralha e Amaral são as opções para ocupar a função de primeiro volante. Nas demais posições, o time deve ser o mesmo que perdeu para o Inter. A provável formação: Felipe, Léo Moura, Welinton, Thiago Medeiros e Ramon; Muralha (Amaral), Luiz Antonio e Ibson; Negueba, Love e Thomás.
Ponte Preta: com pouco tempo para trabalhar o time entre um jogo e outro, Gilson Kleina tentou mexer o mínimo possível. São duas novidades em relação à vitória sobre o Atlético-GO. Livre de suspensão, o lateral-esquerdo Uendel entra no lugar de João Paulo. A outra mudança é por opção técnica. Depois de ficar as últimas partidas no banco de reservas para adquirir ritmo de jogo aos poucos após uma lesão no púbis, Renê Júnior ganha a vaga de Ricardinho no meio. Outra novidade está no banco de reservas. Desfalque nos últimos três compromissos devido a um incômodo muscular, o atacante Roger, artilheiro da Macaca no Brasileiro, com sete gols, é opção para a sequência do duelo. Com o esquema 3-5-2 mantido, a Ponte vai a campo com Edson Bastos; Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman; Cicinho, Baraka, Renê Júnior, Marcinho e Uendel; Luan e Giancarlo.
  
Vizinhos' da zona de degola, Lusa e Coritiba duelam por tranquilidade



Afastar a instabilidade e o fantasma da zona de rebaixamento: essa é a motivação de Portuguesa e Coritiba, que se enfentam nesta quarta-feira, no estádio do Canindé, às 19h30m (horário de Brasília). Embora estejam fora do Z-4, ambos seguem sem conseguir se firmar na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. São "vizinhos" da zona da degola e buscam uma vitória para se afastarem ainda mais do grupo dos desesperados. Tanto os donos da casa quanto os visitantes vêm de derrota na competição: a Lusa perdeu por 2 a 0 para o Vasco no último sábado, enquanto o Coxa foi superado pelo Botafogo com o mesmo placar no domingo. O equilíbrio é evidente: os paulistas, na 14ª colocação, têm 25 pontos, contra 22 dos paranaenses, hoje na 16ª posição.  Fabrício Neves Correa (RS) apita a partida, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Paulo César Silva Faria (MT). Fabrício Correa arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 223 faltas (média de 44,6 por jogo), aplicou 22 amarelos (média de 4,4 por jogo), nenhum vermelho e seis pênaltis (média de 1,2 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo do Timão na Série A deste ano: Corinthians 0 x 1 Fluminense, pela primeira rodada.
Portuguesa: o técnico Geninho deverá contar com o retorno do lateral-esquerdo e capitão da equipe, Marcelo Cordeiro. Ele treinou normalmente neste início de semana e deu indícios de que retornará ao time titular. Ferdinando, Moisés e Ananias, que cumpriram suspensão automática contra o Vasco, também estão de volta. A baixa fica por conta de Valdomiro, suspenso. Assim, o treinador terá praticamente à disposição a formação que vinha utilizando como “ideal” no Campeonato Brasileiro: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Rogério e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro.
Coritiba: sem muitas opções para mudanças no time, o técnico Marcelo Oliveira deve aproveitar os retornos do zagueiro Escudero e do volante Chico, que cumpriram suspensão automática contra o Botafogo. Para as entradas, Luccas Claro e Júnior Urso deverão compor o banco de reservas. O atacante peruano Ruidíaz teve o nome inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e pode estrear. Além disso, Ayrton deverá ser preterido por Victor Ferraz no lado direito. A provável escalação coxa-branca: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Escudero e Eltinho; Willian, Chico (Júnior Urso), Robinho, Everton Ribeiro e Rafinha; Marcel (Ruidíaz).

Desfalcado de ídolos, Vasco visita o Náutico, que busca a quina em casa
Exatamente no meio da tabela, o Náutico está na fronteira entre a disputa na elite e a luta contra os últimos colocados do Campeonato Brasileiro. Para se consolidar na parte de cima da classificação, conta com a boa fase em casa. Nesta quarta-feira, a equipe recebe o Vasco no Estádio dos Aflitos, às 19h30m (de Brasília), pela 22ª rodada da competição, mas terá pela frente um adversário que tenta ser novamente um "mau convidado", pregando peças nos adversários quando atua fora do Rio de Janeiro, o que chegou a levá-lo à liderança, nas rodadas iniciais. O Timbu entra em campo motivado pelas quatro vitórias consecutivas nos Aflitos. Antes de enfrentar o Vasco, a equipe do técnico Alexandre Gallo derrotou Santos (3 a 0), São Paulo (3 a 0), Bahia (1 a 0) e Figueirense de virada (3 a 2). Atualmente na décima posição, com 27 pontos, a equipe sabe que precisa de regularidade se quiser se manter na metade de cima da tabela e não correr perigo até o fim do Brasileirão. Na última rodada, os pernambucanos perderam por 3 a 0 para o Cruzeiro, em Belo Horizonte, resultado que voltou a acender o alerta. Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS). Leandro Vuaden arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 315 faltas (média de 35 por jogo), aplicou 39 amarelos (média de 4,3 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,44 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,22 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos cariocas na Série A deste ano: Palmeiras 1 x 1 Vasco, pela quinta rodada, São Paulo 0 x 1 Vasco, pela décima rodada.
Náutico: o técnico Alexandre Gallo ainda espera uma definição sobre a condição física do atacante Kieza para definir o time. Há dez dias parado por conta de um estiramento na coxa esquerda, o artilheiro da equipe com 6 gols fará um teste momentos antes da partida para saber se terá condições de atuar. Caso fique fora, Dimba, que chegou ao clube esta semana, deve fazer sua estreia atuando ao lado de Araújo no 4-4-2. Como joga em casa, o treinador deve escalar o time com uma postura mais ofensiva, diferente do esquema 3-6 -1 adotado na derrota para o Cruzeiro. Gideão; Patric, Ronaldo Alves, Jean Rolt e João Paulo; Elicarlos, Rhayner, Souza e Martinez; Araújo e Kieza (Dimba).
Vasco: com importantes desfalques, principalmente por lesão, o Vasco terá uma equipe com algumas modificações em relação àquela que venceu a Portuguesa, na última rodada, principalmente no meio-campo. No entanto, o técnico Cristóvão Borges não divulgou qual será a formação da equipe. No ataque, Eder Luis se recuperou de um edema na coxa esquerda, mas ainda não foi confirmado entre os titulares.  O Vasco deve atuar com a seguinte escalação: Fernando Prass, Jonas, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Fellipe Bastos, Wendel e Carlos Alberto; Tenorio e Alecsandro.

 Com desfalques importantes, Bahia e Atlético-MG duelam em Salvador
Lucas Catta Preta e Thiago PereiraBahia e Atlético-MG fazem nesta quarta-feira, em Pituaçu, o confronto dos remendados. Com desfalques importantes, as duas equipes se enfrentam pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro em meio a estreias, improvisações e muita expectativa de que ausências como as de Gabriel, Ronaldinho Gaúcho e Réver não prejudiquem o espetáculo. Do lado do Bahia, o lateral Jussandro é desfalque certo. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo no triunfo sobre o São Paulo, no último final de semana, e está suspenso. No lugar do ala, o técnico Jorginho deve utilizar o recém-contratado Romário, que chegou ao clube na segunda-feira e pode ter a chance de estrear pelo Tricolor. A partida terá início às 19h30m (horário de Brasilia) e será transmitida pelo canal PFC, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 19h. Pablo dos Santos Alves (ES) apita a partida, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Rogério Pablos Zanardo (SP). Pablo Alves arbitrou cinco jogos no Brasileirão, marcou 179 faltas (média de 35,8 por jogo), aplicou 29 amarelos (média de 5,8 por jogo), um vermelho (média de 0,2 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Bahia 0 x 0 Corinthians, pela 13ª rodada, Atlético-MG 1 x 0 Coritiba, pela 15ª rodada.
Bahia: com pouco mais de uma semana no Bahia, o técnico Jorginho começa a dar uma nova cara ao time tricolor. Para enfrentar o Galo, o treinador não poderá contar com o lateral Jussandro, que está suspenso. Recém-contratado, Romário deve ser a opção para a equipe titular. No meio, Gabriel é dúvida. O jogador reclamou de dores na coxa direita no treino da última terça-feira e tem participação incerta no duelo com o Atlético-MG. O Bahia deve ser escalado com Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Romário; Fahel, Hélder, Diones e Gabriel (Lulinha); Zé Roberto e Souza.
Atlético-MG:  mesmo com vários desfalques, Cuca não deverá surpreender na hora da escalação. Na zaga, entra Rafael Marques no lugar de Réver. Pelo lado esquerdo, Richarlyson substitui Junior César. Na vaga de R49, entra Guilherme. Confirmada a ausência de Danilinho, Serginho e Escudero são as opções. No ataque, Leonardo entra na vaga de Jô. O provável Galo: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho (Escudero ou Serginho), Guilherme e Bernard; Leonardo.

Grêmio x Atlético-GO: ataque reserva testa a 2ª pior defesa do Brasileiro
Uma partida que pode valer a liderança e a lanterna do Brasileirão. Assim, em zonas opostas na tabela, Grêmio e Atlético-GO entram a partir das 20h30 desta quarta-feira no Estádio Olímpico, pela 22ª rodada do nacional. Enquanto os gaúchos veem a chance de título cada vez mais concreta, os goianos buscam de forma desesperada a fuga do chamado Z-4. Invicto há quatro jogos, o time de Vanderlei Luxemburgo pode terminar a rodada no topo da tabela caso derrote o Dragão e o líder Atlético-MG e o segundo colocado Fluminense percam para Bahia e Santos, respectivamente. Por outro lado, se for derrotado pelo Tricolor gaúcho e o Figueirense empate com o Corinthians, os comandados do técnico Jairo Araújo finalizarão já na quarta-feira em último lugar. Ronan Marques da Rosa (SC) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Kleber Lucio Gil (SC). Ronan Marques ainda não arbitrou jogos no Brasileirão deste ano, que tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti por jogo.
Grêmio: Vanderlei não fez mistério. Recuperados, Gilberto Silva e Elano voltam ao time nas vagas de Naldo e Marco Antônio, respectivamente. A fotografia do ataque será totalmente modificada. Kleber e Marcelo Moreno não estarão à disposição do treinador. Em seus lugares, entram Leandro e André Lima. Os gaúchos estarão em campo com Marcelo Grohe; Pará, Gilberto Silva, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e André Lima.
Atlético-GO: O Dragão terá pelo menos cinco mudanças para o confronto desta noite. A equipe tem os retornos de Gustavo e Dodó, que cumpriram suspensão na última rodada, e de Reniê e Ricardo Bueno, que se recuperaram de lesão. Gilson, Diego Giaretta, Pituca e Patric deixam o time. A principal novidade é a entrada do volante Carlos na equipe. Ele entrará na vaga Marcos, expulso contra a Ponte Preta. Com isso, Marino será improvisado na lateral-direita. A equipe: Márcio; Marino, Reniê, Gustavo e Eron; Dodó, Carlos, Ernandes e Danilinho; Wesley e Ricardo Bueno.

Com tabu, Figueirense tenta reagir contra mistão do Corinthians
O desespero do Figueirense vai contrastar com a calmaria do Corinthians, nesta quarta-feira, às 22h, no estádio Orlando Scarpelli, pelo Campeonato Brasileiro. Lanterna em nove das 21 rodadas disputadas até agora, o clube catarinense precisa reagir contra ninguém menos que o último campeão da Libertadores, desfalcado de seis titulares, mas embalado por bons resultados contra os líderes. Não bastasse o momento ruim, os donos da casa ainda terão de quebrar um tabu se quiserem espantar a crise e continuar sonhando com a permanência na elite do futebol nacional. O Figueirense nunca derrotou o Corinthians jogando em casa pelo Brasileirão. Foram oito partidas, sendo três vitórias dos paulistas e outros cinco empates. Márcio Chagas da Silva (RS) apita a partida. Os auxiliares são Bruno Boschilia (PR) e Ivan Caralos Bohn (PR). A Rede Globo transmite para os estados de SP, PR, SC (menos Florianópolis), CE, MA (menos Balsas), MT e MS, além da cidade de Belo Horizonte.
Figueirense: em sua segunda partida, Márcio Goiano sinaliza com poucas alterações na equipe. Se seguir o que treinou na tarde de terça-feira, deve apenas colocar o meia-atacante Ronny na vaga do lesionado meia Fernandes, que vinha como o dono da camisa 10. A intenção é ganhar em ofensividade. Os 11 que devem entrar em campo são Wilson; Elsinho, João Paulo, Edson e Hélder; Jackson, Túlio, Claudinei e Ronny; Caio e Aloísio.
Corinthians: o técnico Tite foi obrigado a fazer seis mudanças em relação à equipe que venceu o Atlético-MG. Na defesa, entram o goleiro Danilo Fernandes, o lateral-direito Guilherme Andrade e o zagueiro Wallace. Já no meio de campo, os volantes Guilherme e Edenílson ficam com duas vagas, enquanto o argentino Martinez aparece no ataque. A formação é a seguinte: Danilo Fernandes, Guilherme Andrade, Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson e Douglas; Martinez e Romarinho. 

Com ataques renovados, São Paulo e Inter tentam não perder G-4 de vista
As armas de ataque estão renovadas, prontas para serem colocadas à prova. É assim que São Paulo e Internacional entrarão em campo para o duelo desta quarta-feira, às 22h, no Morumbi, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois setores ofensivos serão formados por jogadores que não foram titulares na última rodada. Ataques remendados, mas ainda assim fortes e com sede de gols. Dos quatro atacantes que começarão o jogo nesta quarta, Luis Fabiano é o único com status de titular. Ele, porém, não esteve em campo na derrota contra o Bahia, já que forçou uma suspensão por acúmulo de cartões amarelos – o atacante foi substituído pelo meia Cícero, que jogou improvisado. Tudo para descansar e estar 100% para o duelo com o Inter – o primeiro de uma série de três partidas difíceis (Santos e Atlético-MG são os outros adversários). Além de ajudar o São Paulo a conquistar vitórias, o Fabuloso tem como meta se isolar na artilharia do Brasileirão. Atualmente, divide a ponta com Fred (Fluminense) e Vágner Love (Flamengo), com dez gols. Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Ricardo Marques arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 303 faltas (média de 37,8 por jogo), aplicou 35 amarelos (média de 4,4 por jogo), dois vermelhos (média de 0,25 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos gaúchos na Série A deste ano: Fluminense 0 x 0 Inter, pela quarta rodada, e Inter 0 x 0 Náutico, pela 15ª rodada.
São Paulo: o técnico Ney Franco só deve fazer mudanças no ataque em relação ao time que perdeu para o Bahia, no último domingo. Osvaldo ganhou a vaga de Lucas, e Luis Fabiano está de volta ao time depois de cumprir suspensão. A provável formação do Tricolor é: Rogério Ceni, Douglas, Rhodolfo, Rafael Toloi e Bruno Cortez; Denilson, Paulo Assunção, Maicon e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano.
Internacional: as principais mudanças estão no setor ofensivo. A dupla de frente será formada por Dagoberto e Rafael Moura, que substituem Diego Forlán e Leandro Damião. O meia Lucas Lima será titular na vaga de Fred, suspenso. O argentino Dátolo fica como opção para o segundo tempo, ele está recuperado de uma lesão no púbis. A dupla de zaga será mantida com Rodrigo Moledo e Índio. A formação deve ser: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Josimar, Élton, Lucas Lima e D’Alessandro; Dagoberto e Rafael Moura.

Concorrentes diretos pelo G-4, Cruzeiro e Botafogo duelam em BH
Apenas três pontos separam Cruzeiro e Botafogo na tabela do Campeonato Brasileiro. A Raposa está em sexto lugar com 34 pontos, enquanto o Alvinegro é o oitavo, com 31. Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Independência, os times fazem um duelo de concorrentes diretos pelo G-4. Quem vencer pode diminuir a desvantagem em relação ao Vasco, que tem 38, é o atual quarto colocado e visita o Náutico nos Aflitos também esta noite. Havia a expectativa de que esta partida fosse um belo duelo entre camisas 10 gringos que comandam suas equipes. O holandês Seedorf estará em campo pelo Bota após ser preservado na última rodada, mas o argentino Montillo desfalcará a equipe celeste por causa de dores na coxa. A Rede Globo transmite ao vivo para para RJ, MG (menos Belo Horizonte), ES, Florianópolis (SC), PE, BA, PB, SE, Balsas (MA), AL, PI, DF, GO e Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. Luiz Flávio de Oliveira (SP) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Rafael da Silva Alves (RS). Luiz Flávio arbitrou seis jogos no Brasileirão, marcou 258 faltas (média de 43 por jogo), aplicou 33 amarelos (média de 5,5 por jogo), nenhum vermelho e um pênalti (média de 0,17 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Náutico 0 x 0 Cruzeiro, pela segunda rodada, e Botafogo 0 x 1 Grêmio, pela 11ª rodada.
Cruzeiro: o técnico Celso Roth esteve prestes a repetir a equipe pela primeira vez neste Brasileirão, mas não pôde. Na noite desta terça-feira, perdeu Charles, suspenso após julgamento pela expulsão contra o Fluminense. As outras ausências são o meia Montillo e o lateral-direito Ceará, contundidos. O zagueiro Thiago Carvalho volta de suspensão, mas ficará no banco. O Cruzeiro terá: Fábio; Léo, Rafael Donato, Mateus e Everton; Leandro Guerreiro, Lucas Silva (Sandro Silva), Tinga e Souza; Wallyson e Borges.
Botafogo: além de Seedorf, o técnico Oswaldo de Oliveira tem a chance de contar novamente com Andrezinho, recuperado de uma torção no tornozelo direito. Os jovens Dória, Jadson e Gabriel, que foram bem contra o Coritiba, serão mantidos. O Bota deve entrar em campo com: Renan, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.