quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PRUDENTÓPOLIS VAI RECEBER O PROGRAMA MUSEUS PARANÁ


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rede Sul de Noticias Imagem: Divulgação

O Programa Museus Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura, leva em agosto mais exposições itinerantes a municípios do Estado. Dessa vez, são as cidades de Prudentópolis, Maringá e Guarapuava que abrigam as mostras. A entrada é gratuita. Prudentópolis recebe a exposição “Bens tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná”, que fica em cartaz de 3 a 30 de agosto. Maringá abriga a mostra “Andersen, Luz e Cor”, em exposição de 3 de agosto a 9 de setembro. Já em Guarapuava desembarca a exposição “Ka´ á – a erva sagrada”, também em cartaz de 10 de agosto a 9 de setembro. A mostra “Bens tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná” traz fotos do patrimônio histórico, artístico e natural do Paraná. São exemplares da arquitetura dos séculos 18, 19 e 20, entre eles a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, em Paranaguá, primeiro imóvel tombado pelo Estado, em 1962, sítios arqueológicos que testemunham a presença pré-colonial do homem em nosso Estado, e a rica diversidade natural e paisagística do Paraná, como a Serra do Mar, classificada pela Unesco como Reserva da Biosfera. A exposição “Andersen, Luz e Cor” é um representativo recorte da mostra Andersen em Brasília, exibida no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, na capital do país, em maio/junho de 2012. Para divulgar o acervo do Museu Alfredo Andersen – instalado na casa em que viveu o artista – foram selecionadas pinturas que agora circulam por diversos municípios paranaenses. A mostra com obras do pintor norueguês revela belos momentos de luzes e cores transformados pelas pinceladas do artista em paisagens e cenas do cotidiano. Privilegiando a variedade de tons, seus traços resultam em quadros luminosos e de grande expressividade. Em “Ka´ á – a erva sagrada”, fotos de Vladimir Kozák e Carlos Bueno retratam a importância do uso da erva-mate no cotidiano de populações indígenas nas décadas de 1950 e 1980. Muito antes dos primeiros europeus chegarem à América, os nativos dos planaltos do Sul do continente já faziam uso da erva-mate. Também conhecida como ‘erva sagrada’, suas folhas serviam para o preparo de bebidas frias ou quentes que revigoravam e refrescavam, tornando-se um verdadeiro vício de povos como os xetá, guarani e caingangue.
DEBATES, PALESTRAS E EXIBIÇÃO DE VÍDEO
Além das exposições, outras atividades também serão realizadas. No dia 3 de agosto, em Maringá, ocorre uma palestra sobre a vida e obra de Alfredo Andersen, ministrada pelo diretor do Museu em Curitiba, Ronald Simon. Já no dia 30 de agosto, no município de Prudentópolis, ocorre um debate sobre patrimônio cultural, mediado pela Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da Secretaria de Estado da Cultura. Em 28 de agosto, às 17 horas, em Guarapuava, será exibido o filme “Xetá”, do diretor Fernando Severo. No mesmo dia, às 18 horas, ocorre a palestra “A Coleção Vladimir Kozák e o registro dos índios Xetá”, mediada pela antropóloga do Museu Paranaense, Maria Fernanda Campelo Maranhão.
O PROJETO
Museus Paraná é um projeto que envolve todo o Estado e beneficia os museus municipais localizados nas diversas regiões do Paraná. O programa consiste em três etapas: exposições itinerantes, capacitação e apoio técnico. O trabalho faz parte do Plano Gestor Museológico, que visa organizar as ações realizadas nas instituições do Paraná.
SERVIÇO:
Bens tombados: imagens do Patrimônio Cultural do Paraná.
Abertura: 2 de agosto, às 15 horas.
Período expositivo: 3 a 30 de agosto de 2012
Entrada gratuita
No dia 30 de agosto, às 15h, ocorre um debate sobre Patrimônio Cultural com Almir Pontes Filho e Cristina Carla Klüppel.
Casa da Cultura
Rua Doze de Agosto, s/nº - Centro. Prudentópolis – PR

Andersen, Luz e Cor
Abertura: 2 de agosto, às 19 horas
Período expositivo: 3 de agosto a 9 de setembro de 2012
Entrada gratuita
No dia 2 de agosto, às 19h, ocorre a palestra “Uma Conversa sobre Andersen”, com o diretor do Museu Alfredo Andersen, Ronald Simon.
Museu História e Arte Hélenton Borba Cortes - Teatro Calil Haddad
Rua Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500 – Zona 05. Maringá – PR
Ka´ á – a erva sagrada
Abertura: 9 de agosto, às 19 horas
Período expositivo: 10 de agosto a 9 de setembro de 2012
Entrada gratuita
No dia 28 de agosto, às 17h, ocorre a exibição do filme “Xetá”, do diretor Fernando Severo. E às 18h começa a palestra “A Coleção Vladimir Kozák e o registro dos índios Xetá”, mediada pela antropóloga do Museu Paranaense, Maria Fernanda Campelo Maranhão.
Casa da Cultura Eurico Branco Ribeiro
Rua Alcione Bastos, 211 – Centro. Guarapuava – PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.