segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ministra Gleisi fala sobre trecho da Ferrovia da nossa região para o INTERVALO DA NOTICIAS


Foi feito a pergunta em relação qual trecho que vai ser construido, que é entre Guarapuava/Ipiranga (este trecho passaria por Prudentópolis) ou Guarapauva/Irati, a Ministra falou que está em estudo, mais poderá se obtar pelo 2º trecho.
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najuá e Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Unir Irati e o litoral, passando por Curitiba, integrado ao ramal de Santa Catarina até a cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Pensando justamente em facilitar o escoamento da  produção rural, o governo federal pretende integrar o território nacional unindo rodovias, ferrovias e os portos do Brasil. O projeto faz parte do Plano Nacional de Logística de Transportes anunciado na semana passada. No total, mais de 10 mil quilômetros de ferrovias serão construídos de acordo com a área produtiva e a demanda. Cumprindo agenda política em Guarapuava, no sábado, 25, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse que o Paraná ainda não foi definitivamente inserido no projeto porque depende da anuência do governo estadual. Gleisi se defendeu das acusações de políticos paranaenses que acusaram o governo federal de excluir o estado do pacote de investimentos ferroviários e rodoviários. A ministra conta que uma conversa preliminar entre Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e o secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná já foi realizada, porém, não houve consenso sobre a possibilidade de o governo ceder os direitos de concessão da Ferroeste para a empresa Valec, que irá administrar a ferrovia.  “Nós ainda estamos estudando o traçado definitivo desse projeto. Vamos usar o traçado original da Ferroeste para isso vamos precisar da autorização do governo do Estado para dar início ao processo de licitação. O fato é que nós sabemos e já determinamos os pontos maiores; Macarajú/MS, Guaíra, Cascavel, Guarapuava até Irati que terá ligação em algum trecho deste projeto”, analisa.  Gleisi revela que o projeto do governo federal prevê que a ferrovia seja utilizada por todos que necessitem e não apenas pela empresa que ganha a licitação, conforme acontece atualmente. “Será feira uma concessão administrativa. A gente paga para que a rodovia seja construída, ou seja, fazemos uma parceria público-privada para construir, ampliar e adequar e depois uma licitação para vender capacidade”, reitera.  A ministra conta que está sendo analisada a possibilidade de interligar os estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro até o Nordeste com a construção de outra ferrovia que cortará o estado de Norte a Sul, passando por Ponta Grossa, Irati, a partir de onde também terá opção para seguir até Paranaguá ou Rio Grande, passando por Engenheiro Bley. Além disso, Gleisi ainda comentou que o governo pretende aumentar a capacidade do trecho que vai de Cianorte até Apucarana que neste momento não está sendo investido pela América Latina Logística (ALL), que administra o trecho. “A ALL vai continuar tocando, mas nossa ideia é revitalizar este trecho fazendo a abertura desta rodovia”, comenta.
Mais tarde audio da entrevista:

 

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