quarta-feira, 4 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012 - IRATI COM TRÊS CANDIDATOS


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najua)  Imagem: Paulo H Ternoski


No início da corrida eleitoral, seis candidatos chegaram a anunciar suas pré-candidaturas à prefeitura de Irati. No entanto, depois do final do período de convenções partidárias, dia 30 de junho, restou apenas 50% dos postulantes a sucessão do prefeito Sérgio Stoklos (PSD). Os advogados, Odilon Burgath (PT), Ieda Waydzik (PV) e o empresário Jorge Derbli (PSDB) irão disputar a preferência do eleitor iratiense no dia 7 de outubro. Os pré-candidatos Sidnei Jonaldo Jorge (Sidão)- PSD-, Mário Cordeiro (PSL) desistiram da disputa ao executivo e irão concorrer a uma vaga no legislativo. Já a vice-prefeita Marisa Massa Lucas (PSC) será a única entre os pré-candidatos que optou em não disputar as eleições tanto na majoritária quanto na proporcional. Entre as três candidaturas, o PSDB foi o partido que angariou mais simpatizantes para a sua base aliada.  PP, PDT, PSD, DEM, PRP e PMDB irão compor a chapa encabeçada pelo tucano Jorge Derbli (candidato a prefeito) e a vice, Lucimara Farias (PSD).
Desistência do PSD
Uma das surpresas neste grupo é a presença do PSD, que via com bons olhos a possibilidade de ter uma candidatura própria. O partido chegou a lançar oficialmente o vereador Sidnei Jonaldo Jorge (Sidão) como pré-candidato a prefeito. Porém, no momento de definição que antecedeu a convenção partidária, o próprio Sidão optou em abrir mão de uma candidatura na chapa majoritária. O presidente do PSD, Mauricio Panka conta que o partido tomou a decisão de apoiar o PSDB por considerar como boa a proposta dos tucanos. “Nós tínhamos intuito de ter candidatura própria, mas entendemos durante o processo que o Jorge Derbli estava com planos parecidos com os nossos. Por isso, fizemos uma reunião com o partido onde o Sidão abriu mão de sua candidatura”, diz Panka. 
Vice
Vale destacar que a vice da chapa de Derbli, é a engenharia Lucimara Farias, que venceu uma disputa acirrada dentro da sigla para ser indicada ao cargo. Lucimara obteve cinco votos, contra quatro de Sidão, dois do médico Ladislau Obrzut, e um do administrador Quinho Gomes, durante eleição interna do PSD. Derbli confessou que a escolha de Lucimara foi acertada porque atende aos atuais anseios de inserção feminina na política. Além disso, ele prometeu que irá compor o quadro político dentro das secretarias reservando metade das vagas para mulheres. “A mulher vai ter papel fundamental em nossa administração. Queremos compor o quadro político dentro das secretarias com 50% de mulheres”, prometeu.
PDT
O presidente do PDT, Raimundo Gnatkoski (Mundio), diz que o partido ficou contente com a indicação do PSD para fechar a chapa da coligação. A justificativa apresentada por Mundio foi o interesse na plataforma de governo de Derbli. “As propostas do PSDB são as mesmas do PDT: desenvolvimento da agricultura; clínica do câncer; ensino de tempo integral e, principalmente, a geração de emprego”, conta. 
PP
O presidente do Partido Progressista – Marcelo Rodrigues, disse que a proximidade e o bom relacionamento com família de Derbli foi decisiva para apoiar o candidato do PSDB. “Acho que o momento é de somarmos por Irati e a nível dessa caminhada seguir buscando que o Jorge [Derbli] tenha êxito nessa eleição”. 
PV
Se o PSDB possui a maior chapa para a disputa majoritária, o PV segue caminho inverso. A sigla preferiu não coligar com nenhum partido e desta forma irá caminhar sozinha nas eleições municipais. Perguntada sobre as possíveis alianças com outras siglas, Ieda disse que as conversas e namoros não evoluíram devido à divergência no modo de pensar em relação aos outros partidos de Irati.Nós acreditamos que a política de Irati deve tomar um novo rumo. Vivemos uma nova onda no Brasil, onde a política deve ser um pouco diferenciada. É preciso que as pessoas definam certas posições. Nós pretendemos assumir essa posição de liderança e de nova opção para o eleitorado e não conseguimos achar eco nos demais partidos. As ideias não se enquadraram”, comenta. Questionada se a falta de alianças poderia atrapalhar sua campanha, Ieda afirmou que está confiante de que a população irá entender o ideal e as propostas do Partido Verde. Segundo ela, a sigla tem como objetivo criar uma política nova, ou seja, ”sem acordos que modifiquem a intenção de governar pensando em atrair o povo para o poder”. Lembrando que Ieda terá como vice, o dentista Augusto Segundo Guerreiro, também do PV. 
PT
Fechando a disputa aparece o PT do candidato Odilon Burgath. A princípio os petistas teriam o apoio somente do PC do B, mas no apagar das luzes o partido fechou acordo com PTB, PSC, PSB e PR que também irão apoiar a sigla nas eleições majoritárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.