quarta-feira, 25 de julho de 2012

CONFIRMADA A 1ª MORTE DA GRIPE A EM PRUDENTÓPOLIS


Segundo o Secretário Gustavo, que somente nesta quarta que teve a confirmação da morte da pessoa, sendo pela causa do H1N1
By: INTERVALO DA NOTICIAS

Paciente estava internado em Guarapuava e morreu na semana passada. Depois de Irati, Prudentópolis é o segundo município da região Centro-Sul que registrou um caso de óbito em função da Gripe A- H1N1. A informação foi confirmada no início da tarde desta quarta-feira, 25, pelo secretário de  Saúde da cidade, Gustavo Luis de Césaro. O paciente estava internado em Guarapuava e morreu na semana passada.
Além dele, mais um caso de Gripe A já foi registrado em Prudentópolis. O paciente que é morador da área urbana, já foi medicado e encontra-se sob cuidados médicos. De acordo com informações da 5ª Regional de Saúde, 42 pessoas iniciaram o tratamento como forma de evitar uma proliferação da gripe no município. No entanto, Césaro destaca que o acompanhamento e a distribuição de medicamentos aos pacientes não indica que eles estejam contaminados. “Caso o paciente possua os sintomas de gripe é prescrito o tratamento através da distribuição do medicamento Tamiflu. É apenas uma forma de combatermos precocemente a doença caso o paciente esteja infectado”, revela. A orientação é que o tratamento com o remédio seja iniciado o mais rápido possível após o surgimento dos primeiros sintomas, dispensando a necessidade de aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento no caso de pacientes que apresentem síndrome gripal e façam parte dos grupos vulneráveis à doença– gestantes, crianças pequenas, idosos, obesos e portadores de doenças crônicas. O secretário de Saúde diz que o setor de epidemiologia de Prudentópolis tem feito um rastreamento em todas as unidades básicas para que o tratamento seja iniciado assim que o paciente demonstre algum fator de risco como dificuldade respiratória, tosse ou febre alta.
Vacinação ampliada
Já em relação à imunização, Césaro conta que a vacinação foi aberta a partir da semana passada para mais um grupo, além da faixa etária considerada como prioritária pela Secretaria de Estado da Saúde. “Ampliamos a vacinação para crianças de três a cinco anos. Esses pacientes juntam-se aos outros grupos de risco que já foram vacinados, ou seja, crianças de seis meses a dois anos, idosos, indígenas, gestantes e profissionais da área de saúde. Só ressaltamos que a vacina só poderá ser disponibilizada se a pessoa apresentar a documentação pessoal e a carteirinha de vacinação”, explica o secretário de Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.