terça-feira, 12 de junho de 2012

INTERVALO DA NOTICIAS E RADIO NAJUA NO FÓRUM DE TURISMO EM PRUDENTÓPOLIS


Saltos São João e São Francisco serão transformados em unidades de conservação. Dotação orçamentária para o início das duas obras será feita imediatamente para que os dois atrativos turísticos sejam inaugurados até fevereiro de 201. O dia de São João é comemorado apenas no dia 24 de junho, mas a festa referente à data bem que poderia mudar de dia em Prudentópolis. A terra das cachoeiras e que ficou nacionalmente conhecida atrás da dança no Quadro Dança da Galera, tem a partir de hoje, 11, mais um motivo para se orgulhar.  Os saltos São João e São Francisco serão transformados em duas unidades de conservação. O anúncio foi feito pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Jonel Iurk, durante o I Fórum de Desenvolvimento da Atividade Turística em Prudentópolis, realizado na noite de segunda-feira, 11, na Câmara de Vereadores da cidade. Iurk confirmou em entrevista à reportagem da Najuá, que a dotação orçamentária para o início das duas obras será feita imediatamente para que os dois atrativos turísticos sejam inaugurados até fevereiro de 2013. O Parque São João, por exemplo, terá uma área de aproximadamente 14,5 alqueires, em torno de uma das cachoeiras da cidade. No espaço haverá uma central para os visitantes, trilhas, mirantes, entre outras estruturas. Os recursos serão totalmente subsidiados pelo governo estadual. O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 1, 5 milhão. Já contrapartida da prefeitura de Prudentópolis foi à destinação de um terreno de quatro alqueires que servirá de acesso ao parque. “É mais uma promessa cumprida e até o final de ano teremos uma grande estrutura turística na cidade. Estamos há um ano e meio lutando para que isso saia do papel, mas logo será dado o pontapé inicial dessas obras que trará desenvolvimento para Prudentópolis”, analisa o prefeito Gilvan Agibert (PPS).
Parque São Francisco
Com relação aos investimentos no Parque São Francisco, Iurk revelou que o processo se encontra em uma fase um pouco mais burocrática, pois o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está realizando o processo de regularização fundiária das famílias que serão desapropriadas. Lembrando que cada uma delas irá receber uma indenização pela cessão da área. Vale destacar que a operacionalização das duas unidades de conservação será feita pelo IAP.
Potencial turístico
Para a presidente da ONG Guardiões da Natureza, Vânia Mara Moreira dos Santos, a existência de um monumento natural- Salto São João- e a criação de uma infraestrutura turística vai dar um salto de qualidade no turismo de Prudentópolis. “Nós vamos deixar de ter potencial para ter um produto. Teremos um roteiro dos faxinais ao lado do monumento, que vai aliar as belezas naturais com a cultura, um grande avanço para a cidade”, avalia. De acordo com o secretário, o Centro-Sul poderá ter um grande desenvolvimento se investir em seu potencial turístico. Os aspectos naturais, culturais e religiosos da região foram exaltados por Iurk. “É possível pensarmos em um pólo turístico. Temos uma região importante com várias belezas naturais como a Serra da Esperança, as regiões de Itapará, Inácio Martins e Cruz Machado, que tem belezas naturais que motivam as pessoas a visitarem nossa região”, destaca.
Autoridades presentes 
Além de Jonel Iurk, também estiveram presentes no evento, o secretário do Turismo, Faisal Saleh e o Superintendente da Diretoria Executiva da ECOPARANÁ, Rafael Andreguetto, além de vereadores, do prefeito Gilvan Agibert e de secretários municipais. 

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najuá) c/ reportagem de Élio Kohut Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.