quinta-feira, 15 de março de 2012

PRUDENTÓPOLIS ESTÁ 04 CIDADES QUE VAI SER ATENDIDA PELO PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE

Pessoas que vivem em condições ruins de moradia, que tem dificuldades para ter acesso à educação, saúde, esportes e a outros serviços públicos vão ser atendidas pelo Programa Família Paranaense, lançado na quarta-feira, 14, pelo governador Beto Richa, em Curitiba. Imbituva, Prudentópolis, Rebouças e Teixeira Soares foram incluídas na lista de cidades beneficiadas já na 1ª etapa do programa. Os quatro municípios serão atendidos prioritariamente, pois apresentam um número elevado de famílias que precisam ser removidas de locais de risco. Inicialmente serão atendidas 5 mil famílias em 30 municípios com Baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Até 2014 a meta do governo estadual é estender o programa para mais de 100 mil famílias em 290 cidades do Paraná. Na região Centro-Sul, os nove municípios que são atendidos pelo escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social estão habilitados a participar do projeto.  
Avaliações
O chefe regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Francisco Marochi destaca que os conselhos municipais terão a incumbência de determinar as diretrizes do projeto. Essa medida tem a função de fazer com que cada município defina o que será feito e descubra suas carências e necessidades. “Esses conselhos vão definir se o investimento será feito na área de urbanismo, habitação, saúde, educação ou se precisa de infraestrutura . Desta forma, o programa estará se expandindo de acordo com as especificidades de cada município”,  relata Marochi, que conversou com a equipe da Najuá, na segunda-feira, 12, para explicar as diretrizes do projeto.  A condição social de cada município também é outro fator importante na concepção do programa. A estrutura e a organização dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão avaliadas a fim de avaliar as condições de atendimento de cada unidade. As cidades que apresentarem alguma pendência durante esta inspeção correm o risco de ter bloqueado os recursos junto ao governo federal. Muitas vezes, os municípios com baixa arrecadação não podem bancar e oferecer atendimento de qualidade na área de saúde, por falta de dinheiro. Desta forma, o Programa Família Paranaense surge com o objetivo de auxiliar financeiramente na construção de postos de saúde e contratação de profissionais, para atingir a meta do projeto que é garantir atendimento social básico organizado nos municípios.
Prioridades
Marochi enfatiza que as famílias em situação de pobreza precisam de apoio em vários setores. Segundo ele, as áreas de habitação, saúde e educação devem ser prioridades do projeto. Para Marochi, esse investimento é fundamental para que as famílias tenham condições de se estabelecer e mudar a realidade social, principalmente para diminuir o índice de problema da população. Ninguém pode emancipar totalmente sem escolaridade, porque o mercado de trabalho exige isso. Também precisamos que as pessoas tenham atendimento de primeira qualidade na área de saúde e na habitação. Só assim podemos dar a condição para que a pessoa busque outras facetas na vida e para ser inserida no mercado de trabalho”, analisa. Marochi diz que é importante desmistificar o pensamento de que as pessoas devem morar em locais condizentes com seu nível social. “As pessoas devem morar em locais em que o atendimento básico seja colocado a sua disposição. Rede de esgoto, água tratada são fundamentais, porque sem isso as pessoas não conseguem se libertar daquele processo de pobreza que já vem de gerações”, avalia.

 By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Rodrigo Zub (Radio Najuá) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.