sábado, 10 de dezembro de 2011

O POVO DO PARÁ É CONTRA A DIVISÃO DO ESTADO


A rejeição dos eleitores paraenses à proposta de divisão do Estado se manteve maior que 60%. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 65% são contra a criação do Carajás (sudeste do Pará) e 64% são contra a criação do Tapajós (oeste).Os números favoráveis à união do Pará oscilaram para cima em relação à última pesquisa, concluído em 24 de novembro. Na ocasião, 62% dos paraenses eram contra a criação do Carajás, e 61% rejeitavam a criação do Tapajós. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada em uma parceria entre Folha, TV Liberal e TV Tapajós (afiliadas da Rede Globo no Pará). O Datafolha ouviu 1.213 eleitores em 53 municípios do Pará nos dias 6, 7 e 8 deste mês. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 52.641/2011.Neste domingo, os eleitores paraenses votarão em plebiscito sobre a divisão do Estado, o que levaria à criação de mais duas unidades federativas.O percentual de eleitores favoráveis aos dois novos Estados permaneceu no mesmo patamar, dentro da margem de erro: 31% são a favor do Carajás e 32% são a favor do Tapajós.A diferença é que diminuiu a quantidade de eleitores indecisos, ao mesmo tempo em que cresceram as intenções de votos contra a divisão.No primeiro Datafolha sobre o plebiscito, realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, 58% eram contra o Carajás e contra o Tapajós.Houve um acréscimo na rejeição de oito pontos percentuais para o Carajás e sete pontos percentuais para o Tapajós.Os indecisos agora são 4%.O Datafolha ressalta que a pesquisa reflete a opinião dos eleitores nessa última semana de campanha e não pode ser analisada como uma previsão exata do resultado.Alguns fatores podem interferir, como o desconhecimento dos eleitores sobre os números da opção escolhida, a abstenção e os desdobramentos da campanha nos dias finais.
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: AGUIRRE TALENTO (Uol Noticias) – Foto: Divulgação

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