quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MEC ABRE INSCRIÇÕES PRA PROUNI 2012

As inscrições para a primeira etapa de 2012 do Programa Universidade para Todos (ProUni) começam no próximo dia 14 de janeiro, anunciou nesta quarta-feira (28) o Ministério da Educação (MEC). Serão oferecidas 195.030 bolsas - 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade. As inscrições terminam no dia 19 e poderão ser feitas pelo site do Prouni. São Paulo é o Estado com o maior número de bolsas disponíveis (68.513), seguido pelo Paraná (20.426) e Minas Gerais (19.522). Haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas. É preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem), com nota média igual ou superior a 400 nas provas objetivas e não ter zerado a redação. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma particular com bolsa integral.
As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Também podem solicitar a bolsa portadores de deficiência e professores efetivos da rede pública de ensino e integrando quadro permanente de pessoal (que só poderão usar o benefício para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia). No processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o candidato poderá escolher até duas opções de curso e de instituição. A portaria que regulamenta o processo será publicada nos próximos dias. A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
Espera
Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março. Criado em 2004, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Gazeta do Povo – Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.