segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CHICO GUIL LANÇA MAIS UM CD


 
No início de outubro deste ano, a editora/gravadora Aluci lançou o novo CD de Chico Guil, intitulado Não é Fraco. “Utilizei o mesmo título do CD que lançamos no ano 2000, pois ele circulou praticamente só em Prudentópolis”, diz o autor. “É um bom título, e acredito que causará impacto também em outras cidades”.O disco conta com a participação de Dimas Guil, que assina com Chico a composição de várias músicas. Há também autoria de Audrey Farah em algumas faixas. Felipe Salanti assina a produção, e faz o vocal de uma canção romântica. Jade Farah Guil, filha de Chico e Audrey, canta duas músicas. Felipe e Jade fazem as vozes de apoio. Abaixo, Chico revela a história de algumas das 21 músicas que constam no CD:
Não é fraco – Essa música ironiza os valentes de Guarapuava, que põem chapelão de couro duro e vão pra avenida mostrar quem fala mais grosso.
Tratos à bola – É um samba, no qual homenageamos a bola e os atletas do futebol.
Rio belo – É uma denúncia contra a instalação de novas hidrelétricas em Prudentópolis. Em 2001 reunimos uma boa turma e tocamos daqui uma empresa canadense que queria destruir o salto São João. Agora vieram novas empreiteiras querendo instalar várias usinas. Se queremos ser um município turístico, não podemos deixar cimentar os nossos rios.
Usama – Quando noticiaram a morte do Bin Laden, os estadunidenses comemoraram nas ruas. Era uma coisa absurda, toda aquela gente festejando a morte de um homem. No dia seguinte eu e o Dimas fizemos a música do Bin.
O rei está nu – Esta lembra que o grosso do dinheiro roubado do povo não está em Brasília, mas nas prefeituras, com o apoio das câmaras de vereadores.
Bão tamém Produzimos esta sertaneja no dia em que o Dimas me disse que não precisa viver 100 anos. 99 é suficiente. Bão tamém!
Desconstrução – Fui pedir patrocínio para um livro histórico, numa empresa de Cascavel que fatura um bilhão de reais/ano. A proprietária, uma mulher estressadíssima, disse-me “Pra que serve um livro? Livro você lança hoje, amanhã já ta velho”. Falei a ela que “livro é feito pra ficar velho”, e fui embora sem o patrocínio. Escrevi a música para compensar a frustração de ver uma bilionária que não consegue converter seus bilhões em felicidade.
Tio Sam vai te pegar – Em 2003, contra a decisão da ONU, os USA destruíram cidades do Iraque, mataram milhares de crianças, velhos e adultos, e não sofreram nenhuma sanção internacional contra esses crimes. É o tema da música.
Sique saque adimiraque – Quando escrevemos o livro do centenário de Prudentópolis, homenageamos alguns amigos publicando seus apelidos. Agora resolvemos fazer uma música para eles. Há também alguns apelidos de amigos meus que não são daqui.
Candidato bumerangue – A política é um cenário dos mais estranhos personagens. Entre eles está o candidato bumerangue, que vai e volta levando eleitores e distribuindo presentes em troca de votos.
A revolução dos bichos – O povo assiste às maracutaias, põe a mão na cabeça e diz “Só por Deus”, mas não faz nada para acabar com a cultura da ladroagem pública. O título refere-se ao livro homônimo sobre a Revolução Russa de 1917.
Trancaram nossa estrada – Eu estava viajando a Cascavel. Indignado por ter que pagar para rodar numa via que pertence ao povo brasileiro, estacionava do lado de cada praça de pedágio e escrevia uma ou duas estrofes. No fim da viagem já estava com a música pronta. E com R$ 32,00 a menos no bolso.
Canção de um jovem morto – Nesta música, homenageamos a todos que foram torturados e assassinados pela ditadura militar, entre 1964 e 1984.
Os heróis de Monte Castelo – É uma homenagem aos heróis brasileiros da II Guerra Mundial. Quando retornaram ao Brasil, os pracinhas foram ignorados pelo governo federal e tiveram de lutar durante anos para obter o devido reconhecimento pela sua bravura.
Todo mundo quer tudo de bom – Os brasileiros estão ficando ricos e cada vez mais estressados. A música é uma reflexão sobre a nossa insaciável fome de tudo.
Delikatnie – Esta fiz para meu pai, que é fã de música instrumental. É um solo de harmônicos. O título é escrito em polonês e significa suavemente.
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Divulgação Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.