sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SAIBA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CARTÃO DE CREDITO PRÉ-PAGO


A fórmula já é conhecida com o celular pré-pago. Primeiro os consumidores pagam, depois usam. "Achei mais viável, cabe no bolso, e consigo passar o mês com ele", comenta Leda Ribeiro Lima, vendedora. Agora é possível ter controle sobre as contas também em estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmárias e lojas. "Quem não tem controle do dinheiro vai adorar, porque eles vão ter um dinheiro fixo lá, você sabe quanto vai poder gastar e se acabou, acabou", diz Douglas Mondadori, engenheiro civil. Nos cartões de crédito convencionais, a pessoa primeiro gasta e paga só depois que vier a fatura. Nessa nova modalidade, é preciso antes reservar o dinheiro e carregar o cartão, para só depois sair comprando. “Esse cartão é direcionado principalmente para o público que não possui uma conta corrente, pode usar como um instrumento moderno seguro, e conveniente pra fazer suas compras”, explica Alexandre Magnani, vice-presidente de negócios de operadora de cartão de crédito. Quem entende de finanças diz que é muito bom estabelecer um limite para os gastos com o cartão de crédito. "As vantagens quais que são: eu nunca vou ter minha conta negativa, porque eu vou ter aquele limite que eu coloco no cartão, eu vou dizer a mim mesmo o quanto eu posso gastar nesse cartão. Agora por outro lado, existem as taxas, que é a taxa de emissão do cartão, de abastecimento do cartão, eu to abastecendo pra usar meu cartão. É a mesma coisa de eu chegar num posto de gasolina e pagar pra usar a bomba", explica Antonio de Julio, consultor de finanças pessoais. A cobrança de taxas varia de banco pra banco. Em um deles, por exemplo, o consumidor paga:
- R$15 para emissão do cartão
- R$ 2 para cada recarga
- R$ 5 para saques. Quando a pessoa retira dinheiro.
- a manutenção é de graça.
- o limite de recarga é de R$ 3 mil.
“Tem obrigação de pesquisar. Porque se tem a concorrência entre os bancos, eu não sou obrigado a ter vínculo com o banco, é interessante que ela pesquise nessas quatro taxas o que sai melhor pra ela”, alerta o consultor.
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Jornal Hoje (Rede Globo) – Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.