terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sarney permanece na presidencia do Senado


Após eleger José Sarney (PMDB-AP) para mais um mandato na presidência do Senado, os senadores escolheram nesta terça-feira (1º) a nova Mesa Diretora da Casa para os próximos dois anos.
Marta Suplicy (PT-SP) foi eleita primeira vice-presidente, com a função de substituir Sarney no
O PT optou pela primeira vice para evitar que o cargo fique nas mãos da oposição --que poderia presidir sessões no plenário da Casa.
Os petistas chegaram a cogitar escolher a primeira-secretaria, responsável por toda a administração do Senado, mas optaram por uma função política que não represente insegurança ao governo federal no Senado.
A primeira-secretaria será ocupada pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB), que terá como tarefa dar continuidade à reforma administrativa da Casa. O órgão foi alvo de uma série de escândalos nos últimos anos diante de problemas administrativos, entre eles a crise ética de 2009 conhecida como o escândalo dos "atos secretos".
PTB e PR disputaram dois cargos na Mesa Diretora até o momento da votação no plenário, mas as siglas chegaram em um acordo com a indicação do senador João Ribeiro (PR-TO) para a segunda secretaria e João Vicente Claudino (PTB-PI) na terceira secretaria da Casa.
Além de Sarney, o PMDB vai ocupar mais um cargo na Mesa Diretora com o senador Wilson Santiago (PMDB-PB), que ficou com a segunda vice-presidência.
As quatro vagas de suplentes na Mesa vão ser definidas amanhã, em uma nova votação no plenário. O DEM conseguiu, em acordo fechado com os demais partidos, garantir uma suplência na Mesa --com a indicação da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). Mas ainda não há acordo para as demais suplências.
Veja abaixo a nova Mesa Diretora do Senado:
Presidente: José Sarney (PMDB-AP)
1ª vice-presidência: Marta Suplicy (PT-SP)
2ª vice-presidência: Wilson Santiago (PMDB-PB)
1ª secretaria: Cícero Lucena (PSDB-PB)
2ª secretaria: João Ribeiro (PR-TO)
3ª secretaria: João Vicente Claudino (PTB-PI)
4ª secretaria: Ciro Nogueira (PP-PI)
Texto: CorreiodoEstado
Programa Intervalo no Esporte (18:00 as 19:00 hrs) – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.