terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Zebra continua andando no Mundial. Inter fora da final


O que era improvável, para alguns impossível, aconteceu. O Internacional perdeu para o Mazembe, do Congo, por 2 a 0 nesta terça-feira, no Estádio Mohammad Bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes), e viu o sonho do bicampeonato no Mundial de Clubes se transformar em um vexame histórico. Campeão da Libertadores da América e favorito absoluto antes de o jogo começar, o time do técnico Celso Roth abusou de perder chances e acabou eliminado graças a gols de Mulota Kabangu, aos 7min, e Dioko Kaluyituka, aos 40min do segundo tempo.
Com o triunfo, o time do Congo, país sem qualquer tradição no mapa do futebol mundial, se torna o primeiro fora da América do Sul e da Europa a disputar a final. Será no próximo sábado, às 15h (de Brasília), contra o vencedor do duelo entre Inter de Milão e Seongnam, da Coreia do Sul, que se enfrentam nesta quarta, às 15h. Também no sábado, às 12h, o clube gaúcho disputa o terceiro lugar contra o perdedor da semifinal de amanhã.
O "nervosismo de estreia" não afetou o Inter pelo menos no início do jogo. O time colorado valorizava a posse de bola e chegava com perigo. Em dois minutos de bola rolando, Rafael Sobis e Wilson Matias tiveram chances, mas erraram o alvo. Já aos 10min, a equipe de Roth por muito pouco não abriu o placar. Alecsandro tabelou com D'Alessandro e cruzou na medida para Sobis, que chutou para grande defesa do excêntrico goleiro Kidiaba. Mais preocupado em marcar (a exemplo das quartas de final, contra o Pachuca, o time abusava de faltas), o Mazembe assustou pela primeira vez apenas aos 12min em chute de longe de Kabangu, defendido por Renan em dois tempos. Nkulukuta também deu trabalho em jogadas pelo lado direito, mas o Inter continuou com mais volume. Aos 21min, Tinga desviou cruzamento de Nei e quase marcou de cabeça. Na parte final da primeira etapa, porém, a equipe brasileira reduziu o ritmo e, com D'Alessandro apagado, pouco criou. Do outro lado, o Mazembe mostrava um ataque inoperante e não ameaçava Renan. Desta forma, um bonito voleio de Wilson Matias que passou perto do gol de Kidiaba foi o único lance que levantou os cerca de 6 mil colorados que foram ao Mohammed Bin Zayed até o intervalo. Para piorar a situação, a defesa vermelha começou a etapa complementar insegura. Logo no primeiro minuto, Kaluyituka girou para cima da marcação e bateu para fora. Aos 7min, Kabangu dominou livre na área e bateu com categoria no canto esquerdo do goleiro para abrir o placar. O Inter tentou não se abater após o surpreendente tento rival. Aos 15min, Rafael Sobis pegou sobra da zaga, mas novamente parou em Kidiaba. Demonstrando muito nervosismo no banco desde o começo do jogo, Roth mexeu duas vezes, trocando Tinga por Giuliano e Alecsandro por Leandro Damião.
A equipe brasileira se lançou para o ataque. Aos 19min, D'Alessandro cruzou e Sobis cabeceou para fora. Quando o Inter acertava o alvo, Kidiaba brilhava. Aos 25min, o goleiro fez excelente defesa após chute forte de Giuliano. Os colorados mostravam ansiedade e nervosismo. Após D'Alessandro perder mais uma grande oportunidade, o time do Congo quase ampliou: Kabangu cobrou falta e Renan espalmou para escanteio.
Roth deu sua última cartada, sacando Sobis e mandando Oscar a campo aos 30min. De nada adiantou. Depois de o Mazembe se segurar por mais dez minutos, Kaluyituka carregou pela esquerda em contragolpe, fez a finta na entrada da área e chutou no canto para confirmar um dos maiores feitos do futebol africano e o fracasso colorado.
FICHA TÉCNICA
Internacional 0 x 2 Mazembe
Gols
Mazembe:
Kabangu, aos 7min, e Kaluyituka, aos 40 mindo segundo tempo
Internacional
Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Mathias, Guiñazu, Tinga (Giuliano) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Oscar) e Alecsandro (Leandro Damião). Técnico: Celso Roth
Mazembe
Kidiaba; Nkulukuta, Kimwaki, Ekanga e Kasusula; Mihayo, Kaluyituka e Bedi; Kasongo, Kabangu (Kanda) e Singuluma. Técnico: Lamine N'Diaye
Cartões Amarelos
Internacional: Índio
Mazembe: Nkulukuta e Kasusula
Árbitro
Bjorn Kuipers (Holanda)
Local
Estádio Mohammad Bin Zayed, em Abu Dhabi (Emirados Árabes)
Texto e foto: Terra
Programa Intervalo no Esporte (18:00 as 19:00 hrs) com Élio Kohut – Radio Cidade – www.cidade104fm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.